HOME > Brasília

STF forma maioria para condenar mais oito réus por envolvimento nos atos golpistas

Saiba quais ministros da Corte votaram pela condenação dos réus

STF forma maioria para condenar mais oito réus por envolvimento nos atos golpistas (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

247 - Ministros do Supremo Tribunal Federal formaram maioria de votos nesta segunda-feira (23) para condenar à prisão mais oito réus acusados de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Votaram pela condenação dos réus os ministros: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin , Dias Toffoli e Luiz Fux. 

Os oito réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;golpe de Estado; dano qualificado; deterioração do patrimônio tombado; e associação criminosa. 

De acordo com informações publicadas no portal G1, não há maioria para estabelecer o tempo de prisão dos condenados. Zanin e Fachin divergiram das penas propostas pelo relator Alexandre de Moraes. Os outros ministros seguiram o voto de Moraes na íntegra. 

Na última sexta (20), juízes do STF condenaram seis pessoas, chegando a 12 o total de condenados - o número vai subir para 20 após os ministros decidirem sobre as penas de mais oito réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) fez 1.390 denúncias no inquérito das manifestações terroristas.