Tocha olímpica é acesa a 78 dias do início jogos

Oito mil pessoas conduziro a tocha por 16 mil quilmetros; fogo eterno chega Gr-Bretanha no dia 18 de junho, antes disso, percorre trs mil quilmetros dentro da Grcia

Brasília 247 – Seguindo a tradição grega, a tocha olímpica dos Jogos de Londres foi acesa nesta quinta-feira 10, na cidade grega de Olímpia. Durante a encenação, foi invocado o deus Apolo e utilizado um espelho côncavo para receptar os raios do sol e acender a tocha. Até o início dos jogos, no dia 27 de julho, a tocha vai percorrer 16 mil quilômetros e passar por oito mil pessoas.

Os primeiros a conduzir o “fogo eterno” foi o nadador greco-britânico Spyros Gianniotis, que depois a passou ao boxeador Alexander Loukos, filho de um imigrante grego. Mais 488 pessoas serão responsáveis por levar a tocha pelos três mil quilômetros dentro da Grécia.

A previsão é de que um dos maiores símbolos da olimpíada chegue a Grã-Bretanha no dia 18 de junho. O percurso em terra inglesa deve durar 70 dias e a tocha passar por mais de mil cidades e vilarejos, mostrando algumas das mais belas paisagens do país.

O ponto de partida vai ser no Fim da Terra (Land’ Ende), nome popular da Cornualha, localizada no extremo sul do país. Stonehenge, a escultura Anjo do Norte, de Antony Gormleu e Stratford-upon-Avon, cidade natal de Shakespeare também estão no trajeto. A última parada será no Estádio Olímpico, em Stratford, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres no dia 27 de julho.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Sebastian Coe, acompanharam a cerimônia. “Nós prometemos proteger a chama, acalentar essas tradições e organizar um revezamento da tocha edificante do qual podemos nos orgulhar”, afirmou Coe durante o seu discurso.

Na última olimpíada, em Pequim, a tocha passou por 20 cidades distribuídas nos cinco continentes. No total, foram percorridos 137 mil quilômetros durante 129 dias em 2008.

Com informações da ESPN, UOL e BBC.

 

Conheça a TV 247

Mais de Brasília

Ao vivo na TV 247 Youtube 247