Último dia para matrícula em disciplinas da UnB

Pedido pode ser feito pela internet ou nas coordenaes dos cursos at as 18h desta segunda-feira (5); resultado sai na tera e reajuste ser entre os dias 7 e 8 de maro

UnB Agência – Alunos dos 96 cursos de graduação da Universidade de Brasília têm até as 18h de hoje (5) para fazer ou mudar a matrícula em disciplinas do primeiro semestre de 2012, por meio do sistema Matrícula Web. O site oferece inicialmente uma proposta de disciplinas que pode ser alterada pelos estudantes, menos no caso dos calouros. "Para eles, pela internet é permitido apenas confirmar as matérias oferecidas”, explica Arnaldo Alves, secretário de Administração Acadêmica.

O motivo é o desconhecimento de muitos deles sobre o funcionamento do sistema de oferta de disciplinas. “Por causa disso todos os calouros devem procurar orientação no departamento se quiserem pedir a inclusão ou retirada de disciplinas”, diz Arnaldo. “Isso evita que eles tenham problemas como o de pegar muitas disciplinas e ficarem sobrecarregados, por exemplo”.

Alunos que vieram transferidos de outras instituições de ensino superior também devem comparecer aos departamentos. “Nesse caso, é preciso avaliar se existem disciplinas que o aluno já cursou na outra faculdade que dispensam a necessidade de repeti-las no curso atual”, diz Arnaldo.

Alunos em risco de desligamento por causa de menções baixas ou reprovações só podem fazer as matrículas nos próprios departamentos. “Eles precisam atender a requisitos mínimos no semestre para conseguirem sair da zona de risco”, explica Arnaldo. “Por isso a única forma de fazer a matrícula é junto às coordenações dos cursos, que darão as orientações necessárias”.

Veja aqui o calendário completo de tarefas do primeiro semestre de 2012.

Veja lista com contatos das coordenações dos cursos da UnB.

O resultado com as disciplinas em que o aluno foi matriculado sairá no dia 6 de março. Os estudantes, no entanto, ainda poderão retirar ou incluir disciplinas que tenham vagas pela internet entre os dias 7 e 9 de março – período de ajuste de matrículas. Já no início das aulas, entre 12 e 14 de março, haverá uma última chance para correções apenas nas coordenações dos cursos.

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) distribuiu manual aos coordenadores dos 114 cursos com instruções sobre como orientar os estudantes e proceder na execução das matrículas.

Circulação

Na manhã de sexta-feira (2) a UnB já via os primeiros sinais de movimento para o retorno às aulas. A circulação ainda é tímida e pode ser vista principalmente em filas em frente aos departamentos e aos totens de acesso a internet no Instituto Central de Ciências, o Minhocão. Em geral, são calouros interessados em pedir disciplinas optativas ou de módulo livre e estudantes mais antigos que precisam resolver pendências que voltam aos corredores da universidade.

Maria Emilly, 18, caloura de Comunicação Social, operava um dos totens de acesso à internet na Ala Sul do ICC para saber quais disciplinas optativas ela iria pedir. “Tenho muito interesse por línguas”, conta. Ao consultar o MatrículaWeb, a aluna se interessou por disciplinas de italiano e hebraico. “Mas a primeira é a que tem o melhor horário para mim”, conta.

Lucas de Melo, 19, calouro de Psicologia, procurou a coordenação do curso porque queria adiantar disciplinas obrigatórias dos semestres seguintes e pedir uma optativa. “Os funcionários foram bastante atenciosos, tivemos problemas apenas com o sistema, que estava um pouco lento”.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247