HOME > Brasília

UnB oferece 51 vagas para bolsas de graduação sanduíche

Universidade vai ajudar estudantes de graduao a serem aceitos em instituies estrangeiras; interessados precisam ser aceitos primeiro nas instituies internacionais

Agência UnB _ Ainda restam 51 das 60 vagas oferecidas à Universidade de Brasília pelo programa Ciência Sem Fronteiras na modalidade graduação sanduíche. Os interessados devem correr para conseguir o Termo de Aceite de universidades estrangeiras – confirmação de que a instituição aceita receber o aluno para até um ano de estudo em um dos cursos oferecidos por ela.

O Termo de Aceite é um dos pré-requisitos para se inscrever no programa e pode ser conseguido com ajuda de um professor que tenha contatos no exterior. Quem tiver com dificuldade de conseguir o documento pode procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT). O órgão vai mediar o aceite do aluno em qualquer universidade do mundo, exceto Estados Unidos, cujas inscrições já encerraram.

O valor da bolsa é de 870 dólares ou 870 euros – a depender da universidade de destino – e as inscrições vão até o dia 15 de julho ou até todas as vagas serem preenchidas.

“O programa promove maior qualificação para os participantes e dinamiza a inserção da universidade na pesquisa internacional”, afirma a decana de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Denise Bomtempo. “Quanto mais cedo os estudantes aderirem ao programa mais horizontes vão se abrir para ele ter um pensamento mais global”.

A modalidade de bolsa de graduação sanduíche é oferecida para os estudantes que já participam ou participaram do Programa de Iniciação Científica – seja como bolsista ou como voluntário. Também podem participar estudantes que ganharam prêmios em olimpíadas de matemática, feiras científicas e atividades similares. Os alunos devem estar matriculados em cursos que atendam a uma das 18 áreas interesses do programa Ciência Sem Fronteiras, relacionadas no edital.

O programa Ciência Sem Fronteiras oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação e pós-graduação em universidades estrangeiras. O objetivo é aumentar o número de pesquisadores brasileiros integrados ao contexto internacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira o edital.