Após polêmica com governo, palestra de Boulos no IFCE é cancelada

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) cancelou a realização da Semana de Direitos Humanos com a participação do ex-presidenciável Guilherme Boulos, após críticas do deputado André Fernandes (PSL)

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

247 - O Instituo Federal do Ceará (IFCE) cancelou a realização da Semana de Direitos Humanos que teria a participação do ex-presidenciável Guilherme Boulos. O evento teria início nesta terça-feira (20) com término na sexta-feira (23).

O deputado estadual André Fernandes (PSL) tentou impedir a realização do evento no campus de Sobral e criticou a programação nas redes sociais.

Boulos participaria do evento na quinta-feira (22) na mesa sobre "Direitos Humanos no Brasil contemporâneo: perspectivas e desafios". André Fernandes classificou o ex-presidenciável como "invasor de terra" e chamou a atenção do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para o cancelamento da atividade. 

"Alô Abraham Weintraub, olha só o Intituto Federal do Ceará, trazendo o Invasor de Terras, Guilherme Boulos, para palestrar em Sobral-CE, dia 22. Já entrei com uma representação e gostaria do seu apoio para impedir esse absurdo. Nos ajude".

Como justificativa, o IFCE apresentou nota afirmando que o evento foi cancelado com o objetivo de evitar que o Instituto fosse visto como "possuidor de um viés político-partidário". O texto ainda reconhece a importância do debate sobre direitos humanos e ressalta que a decisão do cancelamento do evento não se trata de censura.

O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, apoiou o companheiro de legenda, Guilherme Boulos, e rebateu o cancelamento da palestra. "Não aceitaremos censura!".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247