CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Bahia registra três novos casos da Doença de Haff

O estado da Bahia registrou ao menos 12 casos da Doença de Haff até agosto de 2020. A patologia é consequência do consumo de crustáceos e pescados contaminados

Secretaria de Saúde (Foto: Carla Ornelas/SECOM)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O estado da Bahia registrou ao menos 12 casos da Doença de Haff até agosto de 2020. A patologia é consequência do consumo de crustáceos e pescados contaminados. Na noite da quinta-feira (12), a secretaria de saúde registrou três novos casos da doença, na cidade de Camaçari (BA). Todos relacionados a ingestão de pescados contaminados. 

Em nota, o órgão disse que a doença não possui tratamento específico, mas o tratamento é feito por meio de antiinflamatórios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A doença pode causar sintomas como: dores musculares fortes, insuficiência renal e alteração da coloração na urina, que fica escura.

Orientações gerais à população:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

• Aos primeiros sintomas, busque uma unidade de saúde imediatamente e identifique outros indivíduos que possam ter consumido do mesmo peixe ou crustáceo para captação de possíveis novos casos da doença.

Aos profissionais de saúde:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

• Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta e o desenvolvimento de rabdomiolise, pois neste caso, o paciente deve ser rapidamente hidratado durante 48 a 72 horas.
• Evitar o uso de antiinflamatórios.
• Na ocorrência de casos suspeitos, recomenda-se exame para dosagem de creatinofosfoquinase (CPK), TGO e monitorização da função renal;

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO