CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Bolsonaro nomeia reitor que não foi eleito e provoca protestos na UFC

Alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Ceará estão nas ruas contra a nomeação de Cândido Albuquerque para a reitoria; nomeação desrespeita consulta à comunidade acadêmica, feita em maio, na qual Cândido ficou em último lugar, com apenas 4,6% dos votos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Entidades que representam estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) protestam em ruas próximas à instituição na noite desta terça-feira 20 contra a nomeação do novo reitor, Cândido Albuquerque.

A nomeação foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União. A posse será executada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na próxima quinta-feira 22, informação apurada pelo jornal O Povo e confirmada pelo MEC.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Bolsonaro não respeitou o que a comunidade acadêmica queria”, disse o estudante de Geografia Carlos Freire, de 19 anos, que entende estar vivendo “o início de uma ditadura”. Ele se refere à consulta feita à comunidade acadêmica – composta por estudantes, professores e servidores – e pela lista tríplice feita pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFC.

Na consulta à comunidade acadêmica, realizada em maio, Cândido ficou em último lugar, com 610 votos, contra 7.772 de Custódio Luís Silva de Almeida, então vice-reitor da universidade. Em votação no Consuni, etapa posterior, Cândido obteve nove votos, ficando em segundo, atrás novamente de Custódio, que conquistou 25 dos 47 possíveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista ao G1, ele afirmou que a universidade precisa ser conduzida de maneira “diferenciada”. “Essa eleição direta [consulta pública] ao invés servir para buscar um gestor para a universidade, você trava uma batalha ideológica. Desde o começo da minha campanha eu me posiciono contra esse processo. Eu não fui indicado para ser líder político”, afirma Albuquerque.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO