Deputado aciona Itamaraty para apurar xenofobia contra brasileira em Portugal
O parlamentar pediu que a embaixada portuguesa no Brasil trabalhe com o governo português na "investigação, repressão e controle" de manifestações xenofóbicas"
247 - O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) enviou um documento ao Ministério das Relações Exteriores e pediu investigação urgente do caso de xenofobia envolvendo uma brasileira, de 35 anos, em Portugal. O parlamentar pediu que a embaixada portuguesa no Brasil trabalhe com o governo português na "investigação, repressão e controle" de manifestações xenofóbicas".
"Houve mais uma vez uma ação criminosa, um desrespeito à nação brasileira, à nossa cultura e à nossa história. Infelizmente não é um caso isolado. A intolerância e o preconceito continuam crescendo e não podem passar impunes", destacou o parlamentar.
Em um vídeo gravado pela brasileira, no Aeroporto de Porto, uma mulher portuguesa chama a vítima de "porca" e a mandou voltar para o Brasil. "Eu sou portuguesa de Raça, você é que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal essa raça de filha da put*", disse a agressora.
