CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Em Fortaleza, Luizianne destaca Lula e Capitão Wagner esconde Bolsonaro

Enquanto o atual presidente é rejeitado pela maioria dos fortalezenses, Lula é o político que mais transfere votos, segundo Datafolha

(Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rede Brasil Atual - No quadro das eleições em Fortaleza, a candidata do PT, Luizianne Lins, vem ampliando a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua campanha à prefeitura. Por outro lado, Capitão Wagner (PROS), que lidera as últimas pesquisas, tenta esconder suas relações com o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Monalisa Torres, isso se dá porque Lula tem o maior potencial para transferir votos no estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A última pesquisa Datafolha demonstrou que Lula tem o maior potencial de transferências de votos no Ceará, 33% das pessoas afirmam que votaram com certeza em alguém indicado por ele”, destacou a professora, em entrevista a Glauco Faria, no Jornal Brasil Atual, nesta segunda-feira (26). Ela destacou, inclusive, que Luizianne esteve em São Paulo, no último final de semana, para gravar propagandas ao lado do ex-presidente.

Por outro lado, o atual presidente Jair Bolsonaro é rejeitado pela maioria dos cearenses, e também pelos fortalezenses, em especial. Na capital, Bolsonaro tem apenas 26% de “ótimo/bom”, segundo a mesma pesquisa. Outros 47% o avaliam como ruim ou péssimo e 25% enxergam como regular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Negando evidências

Monalisa, que também é pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta uma “tentativa muito clara” por parte de Wagner para esconder Bolsonaro. Ele foi o principal cabo eleitoral no estado nas eleições de 2018, mas, agora, em vez de citá-lo explicitamente, se limita a falar em “relações institucionais com o governo federal”. Contudo, Bolsonaro tem manifestado seu apoio a ele em transmissões pela internet.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A especialista também cita que o candidato, além de esconder Bolsonaro, tem tentado apagar a sua participação como uma das lideranças em meio ao motim realizado no início do ano. Ela cita que o Capitão Wagner foi alçado à cena política cearense quando liderou os levantes policiais, em 2012, contra o então governador Cid Gomes (PDT).

Mas, dessa vez, a repercussão das ações dos policiais foi mais negativa. Inclusive o próprio ex-governador foi baleado na sua cidade Natal, em Sobral, quando enfrentava policiais amotinados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Diferentemente de 2012, dessa vez foi muito desgastante para as lideranças que participaram, porque foi muito mais violento. Os índices de mortes por causas violentas aumentaram durante esse período. A população não apoiou dessa vez, como em 2012. Então ele tenta se desvincular desse evento, desse momento de crise na segurança pública no início do ano.”

Ciro

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de ter sido o mais votado em Fortaleza no primeiro turno das últimas eleições presidenciais, Monalisa destaca que o ex-governador Ciro Gomes, atualmente, é mais rejeitado do que apoiado pelos eleitores da capital. Com isso, Sarto Nogueira (PDT) tenta disputar com Luizianne o apoio do governador Camilo Santana. Em outubro, pesquisa Ibope apontou que 56% dos entrevistados avaliavam como ótima ou boa a gestão do atual governador.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO