CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Estudantes da UFBA pedem retirada de quadro de simbologia racista das paredes da Escola de Belas Artes

A obra "Alegoria da Lei Áurea", de Miguel Navarro y Cañizares, retrata a abolição da escravidão como um 'presente' ofertado pela princesa Isabel

Obra "Alegoria da Lei Áurea" (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) assinaram uma petição exigindo a remoção de uma pintura das paredes da Escola de Belas Artes, alegando que sua simbologia é racista, reporta Guilherme Amado, do Metrópoles.

A obra em questão, intitulada "Alegoria da Lei Áurea" e criada por Miguel Navarro y Cañizares, retrata a abolição da escravidão como um ato concedido pela princesa Isabel. Na cena, a princesa Isabel segura uma cruz com as palavras "a redenção" e "Deus caridade" inscritas, enquanto é cercada por autoridades do império. Abaixo dela, há mulheres negras ajoelhadas com as mãos erguidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Nota-se nessa estrutura triangular, a presença do Estado (à direita, centro e esquerda) consagrada pela religião ao alto, em gesto de doação do direito de liberdade ao povo negro, o que sabemos nitidamente, por meio da própria história, que se trata de versão distorcida dos acontecimentos políticos e sociais da época”, afirma o abaixo-assinado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO