Festival Beiru das Artes Negras celebra a cultura e a resistência do povo negro em Salvador
Evento do Instituto de Formação em Artes (IFÁ) promove workshops e espetáculos culturais em homenagem ao mês da Consciência Negra entre os dias 20 e 26 de novembro
247 - O mês da Consciência Negra ganha destaque com o Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN), organizado pelo Instituto de Formação em Artes (IFÁ), que será realizado entre os dias 20 a 26 de novembro em Salvador. O evento, que será realizado nas escolas públicas da região dos bairros do Cabula, oferecerá uma extensa programação de oficinas de teatro, percussão, dança, performance, poesia, música, audiovisual e capoeira.
O FESTBAN tem como principal objetivo promover a juventude negra e explorar a arte como uma ferramenta poderosa de educação social, ao mesmo tempo em que mantém viva a memória de resistência do líder negro Beiru.
Segundo Robson Correia, idealizador e diretor artístico do evento, o festival não apenas capacita, mas também revitaliza a história. "Essa iniciativa potencializa, dissemina e fortalece as artes afro-diaspóricas presentes na periferia, homenageando Beiru, um negro vindo das terras de Oiò, na Nigéria, escravizado em Salvador. É uma maneira de preservar o legado de resistência das nossas ancestralidades", afirma .
Para o professor de música Jean Santos, que marca presença na quarta edição do FESTBAN, o evento destaca os talentos locais. "Aqui, nas comunidades, fazemos arte com qualidade diariamente, e essa expressão precisa ser reconhecida e valorizada. O FESTBAN proporciona isso: acolhimento, novos horizontes, educação e espaço para a empatia", ressalta Santos, idealizador do coletivo Tempo de Evoluir.
O encerramento das atividades será no dia 26 de novembro, último domingo do mês, com uma programação artística gratuita no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das 14h. O evento contará com apresentações de grupos como Mãos no Couro, Companhia de Artes Elementos, Cia da Mata, Associação de Capoeira Beiru, Associação de Capoeira Defesa e Ataque Nova Geração, Coletivo Tempo de Evoluir, Ballet Cetro Clóvis Soares, e os artistas Carolina Bastos (Kalemba), Emillie Lapa e Natalyne Santos.
O FESTBAN recebe apoio da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, Apoio UHAA! Gráfica e Design, Forte Supermercado, Universidade do Estado da Bahia, Gira Grupo de Pesquisa da UFBA e Estúdio Casa de Mainha.
SERVIÇO:
O quê? Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN)
Quando? De 20 a 26 de Novembro
Horário: Das 9h às 17h de 20 a 24 de Novembro nas escolas do Cabula; A partir das 14h, dia 26 de Novembro, Teatro da Uneb.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: