Maranhão 247 - O governador do Maranhão, Flávio Dino, inaugurou, nesta sexta-feira (9), o Hiper Mateus, nova loja do grupo, o Renascença. O empreendimento vai gerar mais de 600 empregos, diretos e indiretos. Em solenidade realizada nesta sexta-feira (9), que reuniu secretários de Estado, representantes de instituições ligadas à indústria e comércio, o chefe do executivo disse que “o Grupo Mateus gera milhares de empregos, contribui para a arrecadação tributária e apoia o Governo em vários projetos culturais, esportivos e sociais. Um conjunto de benefícios que reflete positivamente e diretamente na população e por si, já é uma grande contribuição para o nosso estado”. O Grupo Mateus é o 21ª maior empreendimento do País e 7° no ramo Super, Hiper e Atacado, gerando mais de 17 mil empregos em suas lojas instaladas no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.
A secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo, destacou o impulso do novo empreendimento para a economia e a geração de emprego e renda no Maranhão. Segundo ele, ao investir no estado, o grupo solidifica seu compromisso de impulsionar nossa economia.
“Isso impacta de maneira muito positiva na construção de um estado forte, mesmo em um período de recessão como o que enfrentamos hoje. O Maranhão se orgulha em ter o Grupo Mateus como parceiro de forte atuação no estado, favorecendo a geração de emprego e renda. Pela dinamicidade dos negócios no estado, parabenizamos o Mateus por mais essa iniciativa”, avaliou o titular da Seinc. A reunião também contou com dirigentes e funcionários do grupo empresarial.
O empresário Ilson Mateus, diretor-presidente do grupo, pontuou ser muito importante que o empresariado e o Estado sejam parceiros. “Queremos um Estado forte, e, para isso, precisamos unir forças. Nós empreendemos, fazemos a economia movimentar e o Governo incentiva. Essa visão do governador é importante para que o Maranhão avance”, disse. O novo empreendimento foi construído em cinco meses com investimentos de R$ 24 milhões na construção e estruturação.
O Hiper Mateus do Renascença tem como proposta atender no atacado e varejo, como classifica Ilson Mateus. A loja agrega setores diferenciados como um empório que vai dispor de vinhos importados e sessão exclusiva de queijos e presuntos. Ainda sushis feitos na hora, cervejas e bebidas especiais que poderão ser degustadas no local. “Estamos investindo nesta forma de negócios que acreditamos, será a tendência dos próximos anos. O consumidor de hoje é mais exigente, quer praticidade e economia de tempo”, disse.
No núcleo de lojas do grupo empresarial estão o Armazém Mateus, no segmento atacado; Supermercados Mateus, do varejo; Mix Mateus, no chamado atacarejo; uma indústria de panificação com a marca Bumba Meu Pão; Eletro Mateus de revenda de eletrodomésticos; Food Service Mateus, de alimentação; e de distribuição de produtos farmacêuticos com o Invicta.
Investimento – A parceria do Governo do Estado com o Grupo Mateus se estende ao apoio na construção de mega galpão que servirá como depósito. O espaço será construído no Novo Distrito Industrial de São Luís, na área do Maracanã, e vai gerar mais de 2 mil postos de trabalho no Maranhão. Um total de 25 empresas estão cotadas para a área nos segmentos de logística e distribuição, construção, armazenagem de fertilizantes, além de fábricas de colchões e de equipamentos e montagem industrial com a proposta de gerar 4.380 empregos.
Mais Empregos – Durante a inauguração do empreendimento, o governador Flávio Dino destacou algumas das ações do Governo para reverter o quadro de crise econômica pelo qual o país atravessa. Entre as medidas anticíclicas, o governador destacou o programa ‘Mais Empregos’, implantado pelo Governo do Estado para combater os efeitos da crise econômica no Maranhão. Por meio do programa, os estabelecimentos recebem, a cada novo emprego gerado, crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Desde o começo do governo, temos adotado vários caminhos para ativar a nossa economia, apesar da gigantesca recessão derivada de fatores internacionais e nacionais. E o queremos e esperamos é isso, ver cada vez mais novos postos de trabalho sendo criados e nossa economia se fortalecendo”, destacou o governador.