Governo do Maranhão confirma primeiro caso de zica vírus
O governo do Maranhão confirmou nesta terça (9) o primeiro caso de zica vírus no estado; o paciente infectado é do município de Gonçalves Dias, a 340 quilômetros de São Luís; São Paulo e Rio de Janeiro já haviam notificado os primeiros casos da doença; segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e nas costas
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil
O governo do Maranhão confirmou hoje (9) o primeiro caso de zica vírus no estado. O paciente infectado é do município de Gonçalves Dias, a 340 quilômetros de São Luís. São Paulo e Rio de Janeiro já haviam notificado os primeiros casos da doença.
Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e nas costas.
O ministério informou que ainda não dispõe de um balanço nacional sobre o número de pessoas que já contraíram a doença. A explicação é que, por se tratar de um vírus sem evolução grave, não há exigência de notificação.
O zica vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite o vírus da dengue e a febre chikungunya, o Aedes aegypti. Depois de alguns estados desconfiarem da presença da doença, o Ministério da Saúde confirmou mês passado os 16 primeiros casos no país.
Segundo a pasta, cada estado estabelece os procedimentos a serem adotados, por exemplo, se o paciente que desconfia ter o vírus precisa fazer a sorologia para confirmar ou se o diagnóstico é clínico e por exclusão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: