HOME > Nordeste

Idosa é resgatada após mais de 40 anos em situação análoga à escravidão como doméstica em Fortaleza

Ministério do Trabalho registra o primeiro caso de trabalho escravo no Ceará envolvendo uma idosa de 78 anos

MPT/Reprodução (Foto: MPT/Reprodução)

247 - Uma idosa de 78 anos foi resgatada pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após passar mais de quatro décadas vivendo em condições análogas à escravidão, trabalhando como doméstica em troca de comida e moradia para uma família em Fortaleza. O caso foi divulgado nesta sexta-feira (19) e representa o primeiro registro desse tipo de abuso no Ceará.

Segundo relato da mulher aos fiscais, ela não se recorda de ter recebido salário durante todo o período. Além disso, a idosa revelou que não tinha folgas, trabalhando de domingo a domingo para a mesma família. 

Durante a fiscalização, os empregadores da idosa alegaram que ela era um membro da família, e não uma funcionária. No entanto, ficou evidente que a idosa era responsável por cozinhar, lavar roupas e limpar a casa de todos, recebendo um tratamento diferenciado.

Os empregadores foram autuados por cada infração trabalhista constatada, incluindo falta de pagamento de salários, jornada excessiva e ausência de registro formal. Além disso, foi exigido que os salários retroativos de todo o período e as verbas rescisórias fossem pagos à trabalhadora. As informações são do G1.