Obras tornam praia do Araçagi ponto turístico privilegiado

Uma das praias mais badaladas do Maranhão por causa das ondas fortes, as obras de urbanização da orla do Araçagi, localizada do município de São José de Ribamar, na ilha de São Luís, está transformando o local em um ponto turístico ainda mais privilegiado; na primeira etapa dos serviços estão sendo finalizados 350 metros de calçamento; segunda etapa prevê ampliação do calçamento e inclusão de pista de cooper, ciclismo e novas áreas de vivência

Trechos do calçamento que está sendo construído na orla do Araçagi e que estão praticamente concluídos. Foto: Divulgação
Trechos do calçamento que está sendo construído na orla do Araçagi e que estão praticamente concluídos. Foto: Divulgação (Foto: Voney Malta)

Maranhão 247 – Depois que o governo do Estado iniciou a urbanização, a orla do Araçagi, praia localizada do município de São José de Ribamar, na ilha de São Luís, já está com novo visual. Fora das baias de São Marcos e de São José, o local é um dos preferidos para banho de mar por turistas e moradores da Região Metropolitana de São Luís. Eles são atraídos pelas ondas fortes e altas proporcionadas pelo mar aberto.

Na primeira etapa dos serviços, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) finaliza a construção do calçamento, de 350 metros, que vai oferecer estrutura e conforto aos frequentadores dessa praia. Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, do tesouro do Governo do Estado, essa fase dos serviços está prevista para ser concluída ao fim deste mês. Contempla, também, a construção de uma praça com área de convivência, estacionamento, via de trânsito com sentido duplo, estrutura para conter a maré e instalação de iluminação.

Na segunda etapa, será ampliada a extensão do calçamento com a inclusão de pista de cooper, ciclismo, novas áreas de vivência com a construção de praças, promovendo novos espaços de lazer para moradores e visitantes. “São áreas revitalizadas que estimulam o turismo e a melhoria da qualidade de vida para todos, que passam a desfrutar de mais um equipamento público; a determinação do governador Flávio Dino é para restaurar monumentos históricos, revitalizar espaços públicas e criar novas opções de lazer e cultura para população”,  explicou o secretário.

Apesar de morar há 20 anos no Araçagi, em um local com vista para o mar, Dorilene Cruz lembra que a frente de casa não era tão agradável. “Aqui era só mato, dava inclusive bastante trabalho para a gente ter que estar pagando para limpar”. Ela é uma das pessoas que está comemorando o novo espaço, principalmente os que estão sendo construído à prática de atividades físicas. “Agora fica bem melhor para fazer uma caminhada”, destacou.

Josué Pereira, que trabalha na área de segurança de uma residência concorda com Dorilene. “Aqui está uma beleza, ficou boa a obra, pois era só buraco e mato”. O garçom, Marcelo de Jesus que depende das vendas a beira mar está otimista com os trabalhos do Governo do Estado. “Com este trabalho, o movimento de turistas e maranhenses vai aumentar; vai ser uma alegria para a gente que trabalha ganhar melhor”, explicou.

Além dos turistas a construção da nova estrutura da orla vai beneficiar diretamente moradores de São José de Ribamar e de bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luisão, que poderão utilizar a estrutura para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo.

Fonte Ascom

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247