HOME > Nordeste

ONU vai examinar impacto de desastre ambiental do petróleo no Nordeste

O relator da ONU sobre gestão de resíduos e substâncias tóxicas, Baskut Tuncak, virá ao Brasil investigar o impacto do vazamento de petróleo nas praias do Nordeste e as providências do governo de Jair Bolsonaro diante da maior catástrofe ambiental da região, que atinge 87 municípios. Após queimadas na Amazônia, pressão internacional sobre Bolsonaro deve aumentar

ONU vai examinar impacto de desastre ambiental do petróleo no Nordeste (Foto: Foto: Felipe Brasil / Fotos Públicas)

247 - O relator especial das Nações Unidas sobre as Implicações para os Direitos Humanos da Gestão e Disposição Ambientalmente Adequada de Resíduos e Substâncias Tóxicas, Baskut Tuncak, deverá investigar o impacto do vazamento de petróleo nas praias do Nordeste. 

O representante da Organização das Nações Unidas também irá avaliar as providências do governo de Jair Bolsonaro diante da maior catástrofe ambiental da região, que atinge 87 municípios.

Segundo o jornalista Jamil Chade, coprrespondente do UOL, o relator Baskut Tuncak pretende dedicar parte dos dez dias no país para avaliar o caso. Por enquanto, porém, as cidades que ele espera visitar não estão sendo divulgadas.

A vinda do relator da ONU já estava organizada para dezembro. Ele iria vistoriar a situação das populações que foram impactadas por rompimentos de barragens ou pela contaminação de rios. Agora, da sua agenda também irá constar a crise ambiental que atingiu nove estados brasileiros.

Após a missão, um documento será produzido e, no começo de 2020, haverá uma apresentação dos resultados da apuração diante dos demais países da ONU. O jornalista Jamil Chade aponta que a visita promete colocar uma pressão extra sobre as autoridades que, nos últimos dias, abriram polêmicas ao fazer insinuações contra ONGs.