Pedrinhas tem primeiro detento morto em 2015
O detento Jocean Soares Dantas morreu ao ser baleado por um vigilante, na Casa de Detenção (Cadet) – unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA); em nota, a Secretaria de Estado de Comunicação confirmou a morte e informou que Jocean foi atingido numa tentativa de fuga, no momento em que estava sendo conduzido para atendimento médico; esse foi o primeiro caso de morte em presídios maranhenses neste ano; ano passado, foram 24 mortes (19 na capital e 5 no interior), e no ano anterior (2013), 60, segundo o CNJ
Blog do John Cutrim - O detento Jocean Soares Dantas morreu no fim da tarde desta segunda-feira ao ser baleado por um vigilante, na Casa de Detenção (Cadet) – unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA).
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) confirmou a morte e informou que Jocean foi atingido numa tentativa de fuga, no momento em que estava sendo conduzido para atendimento médico.
"Às 16h56, o detento solicitou atendimento médico e foi conduzido por monitores e vigilantes do Bloco B, da Casa de Detenção, para a sala de enfermaria. Após a retirada das algemas, o presidiário tentou fugir em direção à Permanência, área de saída da Cadet. Ao ser impedido, tentou ir para o alojamento, onde travou luta corporal com o vigilante e foi atingido na perna e no abdome. Socorrido, o detento faleceu no hospital", diz a nota.
Jocean Dantas – que não teve a idade informada – morreu antes de dar entrada no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1). Ele cumpria pena de 26 anos, 2 meses e cinco dias de reclusão por homicídio e porte ilegal de arma, após ser julgado e condenado pela 1ª Vara de Execuções Penais de Imperatriz.
O detento foi o primeiro caso de morte em presídios maranhenses neste ano. No ano passado, foram 24 mortes (19 na capital e 5 no interior), e no ano anterior (2013), 60, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em crise desde o fim de 2013, os presídios maranhenses tiveram a segurança reforçada pela Força Nacional (FN), mas as mortes e fugas continuaram.
Veja a íntegra da nota da Secom:
"A Secretaria de Estado da Comunicação esclarece que na tarde desta segunda-feira, 5, após frustrada tentativa de fuga, o detento Jocean Soares Dantas foi atingido por dois tiros e, mesmo socorrido, faleceu no Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I.
Jocean cumpria pena de 26 anos, 2 meses e cinco dias de reclusão por homicídio e porte ilegal de arma. Ele foi julgado e condenado pela 1ª Vara de Execuções Penais de Imperatriz. Às 16h56, o detento solicitou atendimento médico e foi conduzido por monitores e vigilantes do Bloco B, da Casa de Detenção (Cadet), para a sala de enfermaria. Após a retirada das algemas, o presidiário tentou fugir em direção à Permanência, área de saída da Cadete. Ao ser impedido, tentou ir para o alojamento, onde travou luta corporal com o vigilante e foi atingido na perna e no abdome. Socorrido, o detento faleceu no hospital.
A Secretaria de Administração Penitenciária acionou de imediato a empresa responsável pela segurança da unidade penitenciária, que apresentou os vigilantes e as armas utilizadas na Delegacia da Vila Embratel.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: