Professor acusa UFPE de censurar vídeo que citava Bolsonaro e entrega o cargo

Marco Mondaini, apresentador do programa Trilhas da Democracia, transmitido na TV 247, diz que “não há dúvida de que houve censura” por parte da reitoria

Marco Mondaini
Marco Mondaini (Foto: Reprodução)


Clique aqui para receber notícias do Brasil 247 e da TV 247 no WhatsApp

247 - O jornalista Marco Mondaini, apresentador do programa Trilhas da Democracia, retransmitido aos domingos na TV 247, denuncia um episódio de censura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e entregou seu cargo de diretor do Núcleo de TVs e Rádios Universitárias (NTVRU) da instituição.

O motivo: a coordenação de jornalismo da instituição lançou um vídeo solicitado pelo NTVRU defendendo a importância do isolamento social como forma de prevenção à Covid-19. Trata-se de uma sequência de notícias sobre o avanço do novo coronavírus no Brasil. Uma delas dizia: “Bolsonaro diz que lockdown 'não dá certo' e volta a criticar governadores”.

“Era uma manchete, não havia nenhum ataque ao presidente, nenhuma adjetivação”, relatou Mondaini, acrescentando que, naquele mesmo dia, compartilhou o conteúdo em um grupo de WhatsApp com membros da gestão da UFPE. “Quando eram 19h30, tocou o meu telefone. Era a superintendente de comunicação dizendo que o reitor havia solicitado a retirada da referência ao Bolsonaro”, acrescentou, conforme relato da jornalista Mônica Bergamo.

continua após o anúncio

Em artigo publicado no Brasil 247 nesta terça-feira (23), Mondaini faz um protesto contra o episódio de censura, resgata o cenário político de 1964 e rebate os argumentos contidos “em um texto de ficção política denominado ‘Nota da UFPE sobre o NTVRU’, [em que] expressa estranhamento por eu ter colocado o cargo de diretor à disposição ‘sem procurar dialogar’”.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247