CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nordeste

Quebramos tabu e estamos lutando contra as oligarquias, diz cacique eleito prefeito em Pesqueira (PE)

Em entrevista à TV 247, Cacique Marcos Xucuru contou a trajetória de seu povo pela luta de demarcação de terras indígenas em Pesqueira e afirmou que governará para todos os cidadãos da cidade. Assista

Marcos Xucuru (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O prefeito eleito em Pesqueira, Pernambuco, é também o cacique mais jovem do Brasil. Marcos Xucuru, em entrevista à TV 247, relatou que foi nomeado cacique de seu povo aos 21 anos, após seu pai, cacique Chicão, ser morto em 1998 a mando de fazendeiros da região.

O próprio Marcos também foi vítima de um atentado, em 2003. Segundo o prefeito eleito, durante a ação judicial, ele sofreu um processo de criminalização, que o fez ser condenado ao lado de outros de seu povo. “Eu assumi no dia 6 de janeiro de 2000. No dia 7 de fevereiro de 2003 eu sofri um atentado, que resultou na morte de dois jovens que estavam comigo, e dali rolou todo um processo, uma ação judicial. Por isso que nós falamos desse processo de criminalização que ocorreu contra a minha pessoa, inclusive fui condenado. Ou seja, sofri um atentado e de vítima passei a réu nesse processo. Mais de 50 xukuru foram indiciados e 30 deles foram processados e condenados”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele contou que a luta dos seus sempre foi pela demarcação de terras indígenas na região de Pesqueira, batalha na qual seu pai foi morto. “A nossa trajetória foi marcado por luta. O nosso território vivia ocupado e a grande luta do meu pai e das lideranças tradicionais foi para a recuperação desse espaço, que é de 27.555 hectares, e a luta foi travada com muitos desafios, tanto que vários assassinatos ocorreram de lideranças, de pessoas que estavam à frente dessa grande batalha, e o atentado que eu inclusive sofri quando assumi a liderança, mas graças a Deus conseguimos recuperar nosso território”.

Sobre a eleição, Marcos afirmou que sua vitória significa uma quebra de tabu. “Foi uma coisa histórica. Um filho da terra, um indígena que saiu da aldeia Cana Brava vindo à Pesqueira e quebrando com essas oligarquias políticas aqui no nosso município”. Ele ainda deixou um recado a todos os cidadãos do município que ele passará a administrar: “irei governar para meu povo xukuru e os brancos de Pesqueira”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO