Quebramos tabu e estamos lutando contra as oligarquias, diz cacique eleito prefeito em Pesqueira (PE)

Em entrevista à TV 247, Cacique Marcos Xucuru contou a trajetória de seu povo pela luta de demarcação de terras indígenas em Pesqueira e afirmou que governará para todos os cidadãos da cidade. Assista

Marcos Xucuru
Marcos Xucuru (Foto: Reprodução)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O prefeito eleito em Pesqueira, Pernambuco, é também o cacique mais jovem do Brasil. Marcos Xucuru, em entrevista à TV 247, relatou que foi nomeado cacique de seu povo aos 21 anos, após seu pai, cacique Chicão, ser morto em 1998 a mando de fazendeiros da região.

O próprio Marcos também foi vítima de um atentado, em 2003. Segundo o prefeito eleito, durante a ação judicial, ele sofreu um processo de criminalização, que o fez ser condenado ao lado de outros de seu povo. “Eu assumi no dia 6 de janeiro de 2000. No dia 7 de fevereiro de 2003 eu sofri um atentado, que resultou na morte de dois jovens que estavam comigo, e dali rolou todo um processo, uma ação judicial. Por isso que nós falamos desse processo de criminalização que ocorreu contra a minha pessoa, inclusive fui condenado. Ou seja, sofri um atentado e de vítima passei a réu nesse processo. Mais de 50 xukuru foram indiciados e 30 deles foram processados e condenados”.

Ele contou que a luta dos seus sempre foi pela demarcação de terras indígenas na região de Pesqueira, batalha na qual seu pai foi morto. “A nossa trajetória foi marcado por luta. O nosso território vivia ocupado e a grande luta do meu pai e das lideranças tradicionais foi para a recuperação desse espaço, que é de 27.555 hectares, e a luta foi travada com muitos desafios, tanto que vários assassinatos ocorreram de lideranças, de pessoas que estavam à frente dessa grande batalha, e o atentado que eu inclusive sofri quando assumi a liderança, mas graças a Deus conseguimos recuperar nosso território”.

Sobre a eleição, Marcos afirmou que sua vitória significa uma quebra de tabu. “Foi uma coisa histórica. Um filho da terra, um indígena que saiu da aldeia Cana Brava vindo à Pesqueira e quebrando com essas oligarquias políticas aqui no nosso município”. Ele ainda deixou um recado a todos os cidadãos do município que ele passará a administrar: “irei governar para meu povo xukuru e os brancos de Pesqueira”.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247