STF derruba censura ao documentário sobre a 'Lava Jato da Paraíba'

Principal vítima da operação foi o ex-governador paraibano Ricardo Coutinho

Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho
Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (Foto: Divulgação)


247 – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter uma decisão que revogou a censura ao documentário "Justiça Contaminada – O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba", segundo informa a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo. O documentário, lançado pelos jornalistas Camilo Toscano e Eduardo Reina, foi alvo de uma ação judicial movida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, que alegou que o filme continha palavras ofensivas à sua imagem e honra.

A produção foi censurada em 2022 por determinação da 3ª Entrância do Tribunal de Justiça da Paraíba. No entanto, no mês passado, o ministro Edson Fachin revogou a decisão, enfatizando a importância da liberdade de imprensa para a democracia. Fachin foi seguido em seu voto pelos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Os votos de André Mendonça.

O documentário faz uma crítica ao "lavajatismo" ocorrido durante a Operação Calvário, que perseguiu o ex-governador paraibano Ricardo Coutinho.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247