HOME > Sudeste

Afastado da Lava Jato, Bretas vira 'coach jurídico' nas redes

As postagens de Bretas agora falam em "dicas para desenvolver um pensamento analítico e reflexivo" e sobre "como aprimorar habilidades de liderança"

O juiz Federal titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

247 - Conhecido por sua atuação na Operação Lava Jato, Marcelo Bretas, juiz titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, tenta se lançar como uma espécie de 'coach jurídico' nas redes sociais, mudança que ocorre após seu afastamento do cargo por conta de suspeitas de conduta irregular, lembra a Folha de S. Paulo.

Bretas busca um reposicionamento de imagem, se apresentando como professor e palestrante. Um site em seu nome já promove um curso sobre prática jurídica, com previsão de lançamento em março. Em suas redes sociais, especialmente no Instagram, o magistrado compartilha vídeos sobre liderança e Direito, abordando também temas relacionados a "Deus e Família". Em seu site, Bretas destaca sua experiência como professor, palestrante, juiz federal e escritor. Apesar de seu destaque como professor, não há menção a vínculos com instituições de ensino. 

Ele também ressalta sua formação cristã, acrescentando ser "baterista de uma igreja evangélica na zona sul da cidade do Rio de Janeiro". Ele ainda faz questão de lembrar que é conhecido por "citar trechos bíblicos históricos em algumas de suas sentenças".

A conta de Bretas no Instagram, que tem mais de 95 mil seguidores, sofreu uma transformação no conteúdo após seu afastamento determinado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no ano passado. O afastamento ocorreu devido a três reclamações públicas, que seguem em sigilo. Duas delas têm origem em delações premiadas de advogados, mencionando negociações irregulares conduzidas pelo magistrado. A terceira reclamação é proveniente do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que alega atuação política de Bretas em favor do governador cassado do estado, Wilson Witzel, durante a eleição de 2018.

As postagens de Bretas, agora em um estilo mais voltado para o coaching, abordam temas como liderança, direito e religião. Publicações oferecem "dicas para desenvolver um pensamento analítico e reflexivo" e orientações sobre "como aprimorar habilidades de liderança". Além disso, reflexões bíblicas, como Tiago 1:5, são compartilhadas pelo magistrado, destacando a importância de "buscar sabedoria".