Ao lado de Dilma, Lula é Doutor no Rio

Ex-presidente foi agraciado por cinco universidades pblicas fluminenses, em cerimnia no Teatro Joo Caetano, no Centro, nesta sexta; recebeu ttulo de doutor Honoris Causa, ao lado da presidente, que veio especialmente para a homenagem

Stephania Mello_247 - Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (4) cinco títulos de doutor Honoris Causa, agora de universidades do Rio de Janeiro. As universidades fizeram cerimônia conjunta para otimizar a presença do agraciado.

O título foi entregue a Lula pelas universidades Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). O evento às 11 horas, aconteceu no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro da capital fluminense. Pouco antes, Dilma e Lula tiveram uma conversa reservada, na segunda visita dela ao Rio em menos de 15 dias.

A presidente acompanhou seu antecessor para receber a vestimenta formal da cerimônia - uma toga vermelha com chapéu de doutor.

No começo da cerimônia, o reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou a atuação do ex-presidente na área da educação. "Diferentemente de governantes letrados, foi aquele que mais fez pela educação nesse país", afirmou Jutuca. Enfatizou ainda o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado no governo Lula, considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento na última quinta-feira (3), em Brasília.

Dilma Rousseff segue de volta à Brasília às 13 horas.

Honraria

O título de Doutor Honoris Causa é honorífico, concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham se destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente um Doutor Honoris Causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional. A pessoa que recebe este título pode usar a abreviação "Dr. h. c.".

Em setembro de 2011, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se o primeiro latinoamericano a receber o título de doutor "honoris causa" pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris. O instituto, conhecido como "Sciences Po", foi fundado em 1871 e premiou apenas 16 personalidades desde então. Desde que deixou a Presidência da República, Lula já recebeu, de outras instituições, seis vezes o título. Somados aos cinco desta sexta, recebeu 11 vezes a honraria.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247