Beltrame faz blitz na segurança de Niterói

Secretrio veio checar implantao das medidas que anunciou; 200 PMs esto na cidade e as duas novas cias comeam funcionar na prxima semana; unidade mvel vai para o Morro do Preventrio, onde a Polcia Civil fez operao nesta tera-feira

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, esteve na sede do 12º Batalhão da Polícia Militar em Niterói, nesta terça-feira. A visita foi para confirmar a implantação das determinações para aumentar a segurança na cidade. Ele esteve com o comandante do batalhão, capitão PM Wolney Dias.

 

De acordo com o plano de segurança para a área, determinado pela Secretaria na última sexta-feira (13), duas companhias destacadas, com 100 homens cada, serão instaladas nos morros Cavalão e do Estado. A primeira terá a responsabilidade de fazer o policiamento também na favela de Souza Soares; a segunda, no morro do Palácio. Ambas ficarão entre os bairros de Icaraí e Charitas.

Uma unidade móvel também chegará à cidade. O morro do Preventório, em Charitas, foi escolhido para receber a primeira base pelo crescente número de denúncias na área, onde o número de denúncias aumento de 8, em 2011, para 212 neste ano. A definição dos locais onde a polícia atuará é feita em razão do mapeamento da cidade e dos índices de criminalidade da região, conforme disse o comandante Dias.

Na madrugada desta terça-feira (17), cerca de 50 policiais participaram de operação no Morro do Preventório, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A ação, que terminou às 8h, contou com homens da Coordenadoria de Operações Especiais (Core), da Polícia Civil e, de acordo com o delegado da especializada, Ricardo Barbosa, não houve troca de tiros nem apreensão de drogas e armas. Ninguém foi preso. Dois helicópteros, sendo um blindado, deram apoio aos agentes.

Barbosa explicou que a ação foi um exercício, visando reconhecer o terreno para operações futuras.

O Morro do Preventório está sendo mapeado através de trabalho de inteligência e cartografia há cerca de um mês e meio. O delegado Barbosa acredita que a tomada sem maiores resistências do território pode ter acontecido em razão da saída de criminosos da favela. Na última sexta-feiram dia do anúncio das medidas para conter a violência na cidade, agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança e policiais da 79ª DP (Jurujuba) realizaram outra operação no Morro do Preventório, no bairro Charitas. O objetivo foi checar denúncias sobre o tráfico de entorpecentes e prender o traficante Danilo Soares dos Santos, conhecido como Bocão. Ele é apontado como chefe do tráfico na comunidade. Num intervalo de três horas, a comunidade foi dominada pela polícia, que apreendeu drogas e cadernos com anotações do tráfico, mas os traficantes fugiram.

No último final de semana (14 e 15), manifestações nas praias de Icaraí e na região oceânica pediram mais segurança para a cidade.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email