Botafogo e Fluminense decidem o Carioca neste domingo

Clássico define o grande campeão do estadual, neste domingo, às 16 horas, no Engenhão; tricolor tem vantagem de dois gols, mas pode ficar sem Fred e Valencia; para o Alvi-negro a missão é difícil, mas não é impossível

Stephania Mello_247 – É a decisão o Campeonato Carioca 2012. Neste domingo, às 16 horas, no estádio João Havelange, o Engenhão,  Fluminense e Botafogo se enfrentam para definir o grande campeão do estadual. O tricolor pode perder por dois gols de diferença e leva vantagem na disputa, mas pode entrar em campo com dois desfalques importantes. No outro lado do campo, o time da estrela solitária, no entanto, conta com a garra  para buscar a diferença e mais força por ter maratona de jogos menos intensa do que o time das Laranjeiras nos últimos dias.

Na primeira partida, a equipe das Laranjeiras venceu por4 a1. Para conquistar o título no tempo normal, o Alvinegro precisa vencer por quatro gols de diferença. Um triunfo com três gols de vantagem leva a decisão para os pênaltis.

Um dos jogadores mais experientes do elenco alvinegro, Renato garantiu que o grupo ainda não jogou a toalha no Carioca. O volante reconheceu que a eliminação na Copa do Brasil complicou o ânimo do time,  mas lembrou que tudo é possível no futebol, até mesmo uma virada histórica contra o Fluminense.
“Estamos trabalhando. Hoje mesmo conversamos entre nós. Já vivi isso em outros clubes, de ter baques como esse em tempos bons na Espanha. Acho que temos que manter a cabeça no lugar, principalmente porque o grupo é muito jovem. Precisamos fazer um bom jogo contra o Fluminense, errar menos e acertar mais. Fazendo gols no início podemos botar uma pressão neles”, lembrou o jogador, que admitiu exercer o papel de veterano nesses momentos.
Renato lembrou de uma goleada sobre o Vasco, no ano passado (2011), quando o adversário atravessava grande momento. E pretende repetir esses casos de superação no domingo.

“Tivemos uma experiência no ano passado em que vencemos o Vasco em grande fase por4 a 0. Sabemos que é difícil, porque enfrentamos uma equipe de qualidade. Teremos que errar pouco, mas nada é impossível no futebol”, decretou o volante, que deu a receita para tentar a virada. “Precisamos entrar buscando o primeiro gol e assim por diante. Sem afobação”, explicou Renato.

O Fluminense pode entrar em campo sem Fred e Valencia, que se machucaram no jogo contra o Internacional, na noite da última quinta-feira (10), na partida vencida pelo tricolor, pela Taça Libertadores da América. Os dois jogadores saíram de campo com dores musculares na coxa e serão reavaliados nesta sexta-feira (11) para que os médicos saibam se os dois terão condições para jogar no domingo, no Engenhão.

Fred  foi substituído por Rafael Moura, após cair em campo com a mão no local lesionado aos 25 minutos do segundo.  “Fred e Valencia viraram dois problemas. Vamos esperar a reavaliação no treino para ver como vai ser a recuperação. Não foi fácil para ninguém. De hoje até domingo, vai ser pijama-treino - disse o técnico Abel Braga após a partida contra o Inter.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247