Cabral ficou 126 dias como turista fora do Brasil quando era governador

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) fez 24 viagens internacionais de turismo durante o mandato, o que representou 126 dias fora do país; somados aos compromissos oficiais no exterior, o peemedebista ficou ao menos 343 dias, quase um ano, fora do país entre janeiro de 2007 e março de 2014, quando esteve à frente do Estado; is informações fazem parte da investigação da Operação Calicute, que culminou em novembro na sua prisão sob acusação de obter propinas em obras públicas

Sergio Cabral bicicleta Paris
Sergio Cabral bicicleta Paris (Foto: Giuliana Miranda)

247 - O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) fez 24 viagens internacionais de turismo durante o mandato, o que representou 126 dias fora do país.Somados aos compromissos oficiais no exterior, o peemedebista ficou ao menos 343 dias, quase um ano, fora do país entre janeiro de 2007 e março de 2014, quando esteve à frente do Estado. As informações fazem parte da investigação da Operação Calicute, que culminou em novembro na sua prisão sob acusação de obter propinas em obras públicas.

A reportagem é da Folha de S.Paulo. 

"Procuradores suspeitam que a frequente saída do país de Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo tenha relação com eventuais contas no exterior.

O volume de entradas e saídas no país identificadas pela Polícia Federal no Sistema de Tráfego Internacional foi revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" em dezembro.

A Folha cruzou as informações do mesmo documento com relatórios de viagens oficiais de Cabral, do governo.

O sistema não mostrou todas as saídas e entradas de Cabral e a mulher no país. Há casos de viagens oficiais nem sequer listadas. Em outros casos, apenas uma das passagens pelo controle da PF foi listado –nesses a reportagem considerou três dias no exterior, menor período registrado nas viagens. O registro só passou a ser mais regular em 2011.

O cruzamento das informações feito pela reportagem mostra que o ex-governador fez 71 viagens, sendo 40 oficiais como governador, 24 a turismo durante o mandato e sete após o fim do mandato.

Um volume maior de viagens foi realizado pela ex-primeira-dama. Os dados indicam que foi 85 vezes para o exterior, sendo 43 desacompanhada do marido.

Procurada, a defesa de Cabral e da ex-primeira-dama não comentaram os dados até a conclusão desta edição."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247