Com Renato Sorriso, Comlurb homenageia garis
Dia do Gari foi comemorado na Praça XV na manhã desta quarta, no Centro do Rio; data foi instituída em 1862 no Estado, mas população reconhece os profissionais por causa da apresentação do gari-passista na Sapucaí
Stephania Mello_247 - O Dia do Gari foi comemorado pela primeira vez em 1863 com a Lei 212, sancionada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Mas os olhos da população prestaram atenção neste profissional quando o gari Renato, entrou pela Sapucaí, após o desfile da escola de samba Beija-Flor, última escola a desfilar em carnaval da década de 1980. A partir de então, Renato ficou conhecido como Renato Sorriso e imortalizou o ofício. Ele continua trabalhando, em área da Tijuca, na zona norte da cidade.
Nesta quarta-feira (16), a Comlurb, autarquia pública municipal do Rio comemorou a data com evento no centro histórico da cidade. Na Praça XV, a amanhã em homenagem aos quase 15 mil garis que trabalham na limpeza urbana, com a presença do gari passista e música do grupo Chegando de Surpresa. Na cidade atuam, por meio da autarquia, 14.562 garis.
Outras atividades também estão programadas para a categoria, incluindo visita com familiares ao Planetário da Gávea. A profissão foi criada por causa do francês Aleixo Gary, criador do primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.
Confira a exibição de Renato Sorriso no Sambódromo, no desfile de 2009.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: