CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Com Renato Sorriso, Comlurb homenageia garis

Dia do Gari foi comemorado na Praça XV na manhã desta quarta, no Centro do Rio; data foi instituída em 1862 no Estado, mas população reconhece os profissionais por causa da apresentação do gari-passista na Sapucaí

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Stephania Mello_247 - O Dia do Gari foi comemorado pela primeira vez em 1863 com a Lei 212, sancionada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Mas os olhos da população prestaram atenção neste profissional quando o gari Renato, entrou pela Sapucaí, após o desfile da escola de samba Beija-Flor, última escola a desfilar em carnaval da década de 1980. A partir de então, Renato ficou conhecido como Renato Sorriso e imortalizou o ofício. Ele continua trabalhando, em área da Tijuca, na zona norte da cidade.

Nesta quarta-feira (16), a Comlurb, autarquia pública municipal do Rio comemorou a data com evento no centro histórico da cidade. Na Praça XV, a amanhã em homenagem aos quase 15 mil garis que trabalham na limpeza urbana, com a presença do gari passista e música do grupo Chegando de Surpresa. Na cidade atuam, por meio da autarquia, 14.562 garis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outras atividades também estão programadas para a categoria, incluindo visita com familiares ao Planetário da Gávea. A profissão foi criada por causa do francês Aleixo Gary, criador do primeiro sistema de limpeza pública no Brasil, em 1876.

Confira a exibição de Renato Sorriso no Sambódromo, no desfile de 2009.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO