HOME > Sudeste

Comandante da PM dá aval a protesto contra Zema e reacende temor de motins pelo país

Movimento impõe um desafio político ao governador Zema, que disputa a reeleição

Romeu Zema (Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

247 - O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, liberou a participação de militares da ativa nos protestos contra o governador Romeu Zema (Novo), realizados na manhã desta segunda-feira (21), em Belo Horizonte e em diversos municípios do interior do Estado. A grande concentração acontece na capital  mineira, na praça Rui Barbosa (Praça da Estação), informa o jornal O Estado de S. Paulo.  

O movimento é um desafio para Zema, que tenta a reeleição. A categoria cobra do governo do estado a recomposição de salários em 41% prometidos em 2020 que, segundo a categoria,  só foram efetivados 13%.

O comandante Rodrigues destacou que o movimento é legítimo. “Trata-se de um evento legítimo, inclusive com a participação de quem ombreia na ativa ou ombreou o bom combate e estabeleceu alicerces para estarmos onde estamos”, afirmou o militar.

Sob a “benção de Deus”, o comandante-geral afirmou em nota que os protestos devem ser pacíficos e que eles continuarão “em franca negociação com o governo do Estado, que já reconheceu nossas perdas inflacionárias e busca soluções para a reposição da remuneração da tropa, que tem se desdobrado, inclusive na pandemia, para que o estado continue a ser referência em segurança pública”, disse Rodrigues.

No entanto, para especialistas o protesto reacende o temor de motins que aconteceram durante nas PMs da Bahia e Recife, onde bolsonaristas insuflaram as polícias contra governadores contrários ao presidente. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: