Conta de luz pode ficar mais barata no Rio
Cerca de 650 mil moradores de comunidades pacificadas vo ser cadastrados pela Light; reduo no nmero de "gatos" deixar conta mais barata para milhares de consumidores cariocas
Cerca de 650 mil novos consumidores que moram em comunidades pacificadas ou que vão receber UPPs serão cadastrados para começar a pagar conta de luz. Com a regularização de dos novos clientes, será possível reduzir o número de gatos e deixar mais baratas as contas de luz dos consumidores cariocas. O projeto de cadastramento foi aprovado pela Alerj na primeira discussão na semana passada.
Os deputados André Ceciliano (PT) e Rafael Picciani (PMDB) fizeram a proposta para o projeto de lei 467/11, que prevê aumento gradativo nas contas de luz das comunidades com UPPs. Para garantir a adesão dos novos clientes - e que eles dêem conta de arcar com a despesa - o projeto de lei é uma medida que evita o aumento brusco. Ou seja, o aumento será gradual. O critério adotado para o cálculo leva em consideração o consumo mensal das casas e o desconto é dado sobre o imposto.
Em casos de consumo entre 51 e 300 kwh, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o serviço será de 0,5%, cumulativo, até que seja atingido o percentual de 18%.
Quando o consumo for superior a 300 kwh, a incidência mensal será de 1% cumulativo até que se chegue ao valor total de 30%. A proposta foi baseado em programa da própria Light. A primeira comunidade a passar pelo programa foi o Dona Marta, em Botafogo. Segundo o deputado, apenas nessa comunidade, a Light arrecadou 60 vezes mais de ICMS após a regularização dos clientes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: