Covas decreta estado de emergência pública e prevê até apreensão de bens
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), acaba de decretar emergência pública na capital paulista em função da crise de coronavírus. A publicação sairá nesta terça-feira, 17, e versarão sobre regras que autorizam a celebração de contratos sem licitação e até a apreensão de bens e serviços essenciais ao combate da pandemia na cidade
247 - A crise de coronavírus se agrava e o poder público de todo o país começa a acelerar ações de contenção. Bruno Covas, prefeito de São Paulo, havia anunciado a possibilidade de decretação de estado de emergência, o que acabou por se concretizar.
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que "um dos bens que poderiam ser apreendidos, em caso de necessidade, é álcool em gel, produto em falta no mercado, nas distribuidoras do produto em um cenário de aumento excessivo do preço. A medida se assemelha à apreensão de combustível ocorrida durante a greve dos caminhoneiros de 2018."
A matéria ainda acrescenta que "já a dispensa de licitação foi decidida para acelerar a aquisição de bens que sejam necessários, especialmente em hospitais, para evitar mortes."