Devotos superlotam igrejas para celebrar fé

Vestidos com nas cores branco e vermelho, flores nas mos para adorao ao santo guerreiro nas primeiras horas da manh; nas principais igrejas dedicadas So Jorge, mais de 300 mil pessoas devem prestar homenagens ao mrtir nesta segunda-feira

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O Cristo Redentor está de folga. Hoje é Dia de São Jorge, o guerreiro favorito dos cariocas e fluminenses. Desde a madrugada desta segunda-feira (23) fiéis lotam as igrejas dedicadas ao santo guerreiro. Em Quintino, até as 12 horas, mais de 40 mil pessoas já tinham passado pela festa no subúrbio do Rio. Segundo a paróquia local, neste ano são esperados 150 mil devotos durante todo o dia. A procissão que vai levar a imagem de São Jorge pelas ruas do bairro acontece às 14 horas.

Na região central da cidade, na Igreja de São Jorge, na Rua da Alfândega, fiéis chegaram antes da primeira missa, às 5 horas. Mais de 50 mil pessoas são esperadas nesta igreja durante o feriado estadual dedicado ao mártir. Também no Centro, no Campo de Santana, féis da umbanda, outra religião que venera São Jorge, Ogum para eles, homenagens foram realizadas.

Em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, 70 mil fiéis devem participar dos festejos que culminam também com uma procissão de devoção.

Nas redes sociais

Desde a manhã deste dia dedicado ao Guerreiro, usuários das redes sociais de Internet lotaram o Facebook e o Twitter, com homenagens e lições de fé, em tags abertas. Músicas, imagens, representações artísticas foram postadas em diversos perfis do Face.

Imaginário carioca

A lua cheia também é referência popular para lembrar do santo guerreiro. No entanto, foi criada pelos cariocas que enxergam no satélite terrestre a imagem do soldado infante em seu cavalo, lutando contra um dragão.

A história e a religião registram apenas que a coragem, marca maior daquilo que identifica o imaginário popular, é resultado da profissão que realizava e por ter sido decaptado pelo imperador Deocleciano, por não se render à vontade do líder romano.

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email