Dilma lamenta morte de antropólogo
"Gilberto Velho deixa uma lacuna no trabalho coletivo de se pensar o pas", disse a presidente Dilma Rousseff, em nota oficial
247 - A presidenta Dilma Rousseff, por meio de nota, lamentou a perda do antropólogo e manifestou seu pesar aos familiares e amigos. Para ela, Gilberto Velho deixa uma lacuna no trabalho coletivo de se pensar o país. "Suas pesquisas enriqueceram as ciências sociais e deram contribuição fundamental para o entendimento do Brasil contemporâneo", diz a nota.
Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, com o grau de comendador, em 1995, e com o grau Grã-Cruz, em 2000, da Presidência da República. Em 1999, também foi condecorado comendador da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.
Ele morreu na madrugada do último sábado, vítima de acidente vascular cerebral, enquanto dormia. O corpo de Gilberto Velho foi velado durante todo o sábado e domingo. Será cremado segunda-feira (16), no Cemitério do Caju, zona portuária do Rio.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: