TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Dornelles: norma da Receita gera insegurança a empresários

      Senador do PP-RJ afirmou que a burocracia de leis e atos normativos estaria provocando insegurança jurídica no empresariado nacional; ele apontou como exemplo a instrução normativa (IN) 1397, que procura modificar de forma retroativa a sistemática de tributação de dividendos distribuídos e capital próprio – o que, segundo ele, ignora o padrão internacional de escrituração contábil

      Senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirma que a burocracia de leis e atos normativos provoca insegurança jurídica no empresariado nacional (Foto: Roberta Namour)
      Roberta Namour avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Senado - Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (16), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou que a burocracia de leis e atos normativos estaria provocando insegurança jurídica no empresariado nacional. Com essa insegurança jurídica, disse o senador, os empresários brasileiros têm duas opções: morrer de infarto ou conviver com o susto.

      O senador apontou como exemplo a instrução normativa (IN) 1397 da Receita Federal, que procura modificar de forma retroativa a sistemática de tributação de dividendos distribuídos e capital próprio. De acordo com Dornelles, a instrução ignora o padrão internacional de escrituração contábil.

      O parlamentar registrou que a reação contra a instrução, por conta de sua retroatividade e burocracia, levou o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, a declarar que o órgão teria desistido da cobrança retroativa dos impostos devidos desde 2008. Entretanto, a IN não foi revogada, o que reforça a insegurança jurídica dos empresários.

      O senador disse ainda que o secretário pensa na possibilidade de edição de uma medida provisória (MP) para tratar do assunto.

      Dornelles acrescentou que, conforme publicado na imprensa, a Receita pensa em modificar a forma de tributação dos lucros auferidos no exterior por subsidiárias brasileiras. Ele reconheceu que o assunto é polêmico e disse que o melhor caminho seria um projeto de lei, que permitiria um debate mais profundo sobre as questões legais e burocráticas que envolvem contabilidade e tributação de empresas.

      - A insegurança jurídica é um grande óbice para os investimentos que o país tanto precisa para seu processo de crescimento econômico – concluiu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: