Efeito-UPP: aluguéis nas comunidades aumentam

Os valores subiram 6,8% mais do que nos demais locais da cidade, as informaes so da FGV; a alta dos preos pode ser vista como resultado das foras de segurana pblica

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Desde que o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) começou a ser implantada pelo governo do Estado, os valores dos aluguéis nas favelas do Rio subiram 6,8% mais do que nas demais áreas da cidade. As informações são da FGV, divulgado nesta quarta-feira (16).

A pesquisa comparou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2007 e 2009. O programa das UPPs começou a ser implantado no Rio em 2008.

Segundo a pesquisa, a alta nos aluguéis das favelas pode ser vista como resultante do programa de segurança pública nessas comunidades, ou "efeito-UPP".

O coordenador do estudo, Marcelo Neri, diz que mesmo que as UPPs não tenham sido efetivamente instaladas nas comunidades, só o anúncio das forças de segurança seria o suficiente para valorizar o local.

A favela da Rocinha, ocupada pela polícia no último domingo, terá a maior valorização de aluguéis do que em outras comunidades. Por exemplo, 13% das pessoas que moram em residências com mais de uma família, contra 3% no Alemão.

 

 

 

 

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email