Efeito-UPP: aluguéis nas comunidades aumentam
Os valores subiram 6,8% mais do que nos demais locais da cidade, as informaes so da FGV; a alta dos preos pode ser vista como resultado das foras de segurana pblica
Desde que o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) começou a ser implantada pelo governo do Estado, os valores dos aluguéis nas favelas do Rio subiram 6,8% mais do que nas demais áreas da cidade. As informações são da FGV, divulgado nesta quarta-feira (16).
A pesquisa comparou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2007 e 2009. O programa das UPPs começou a ser implantado no Rio em 2008.
Segundo a pesquisa, a alta nos aluguéis das favelas pode ser vista como resultante do programa de segurança pública nessas comunidades, ou "efeito-UPP".
O coordenador do estudo, Marcelo Neri, diz que mesmo que as UPPs não tenham sido efetivamente instaladas nas comunidades, só o anúncio das forças de segurança seria o suficiente para valorizar o local.
A favela da Rocinha, ocupada pela polícia no último domingo, terá a maior valorização de aluguéis do que em outras comunidades. Por exemplo, 13% das pessoas que moram em residências com mais de uma família, contra 3% no Alemão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: