Estado inaugura unidades habitacionais no Alemão

Condomnio da Paz, com 192 apartamentos, foi entregue aos moradores na manh desta segunda-feira (16)

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Governo do Estado do Rio de Janeiro - O Complexo do Alemão ganhou novas moradias para abrigar famílias que foram removidas de áreas de risco ou cujas casas foram desapropriadas para a realização de obras de infraestrutura. Nesta segunda-feira (16/1), o Governo do Estado, em parceria com a União, entregou 192 apartamentos do Condomínio da Paz, situado na Rua Engenheiro Manoel Segurado 96, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. As habitações foram construídas pela Empresa de Obras Públicas (Emop), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As unidades habitacionais têm 42 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e varanda. Nelas, vão morar cerca de 700 pessoas. Os beneficiados foram identificados pelas equipes do Trabalho Social do PAC, coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio) da Secretaria da Casa Civil, a partir de mapeamento realizado após as chuvas de abril de 2010.

O governador Sérgio Cabral participou da solenidade de inauguração ao lado do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão. As unidades ficam próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e ao Colégio Estadual Tim Lopes, na Avenida Itararé.

O governador destacou a realização das obras do PAC num comunidade agora vivendo dentro de um processo de pacificação, iniciado em novembro de 2010 e que se completará até junho com a instalação da Unidade de Policia Pacificadora (UPP). Ele entregou as chaves para a dona de casa Josefa Ramos Conceição de Farias.

– É uma grande alegria, ao final desta primeira etapa do PAC no Alemão, poder entregar quase mil apartamentos. É uma parceria nossa com o governo federal no total de R$ 600 milhões, incluindo, claro, teleférico, UPA 24h, ruas, abastecimento de água, saneamento básico, urbanização e escolas. Agora, vamos para a segunda fase, com a previsão de construirmos mais de 1.500 apartamentos aqui - afirmou Cabral.

O conjunto, no terreno da antiga fábrica da Heliobras, possui 160 apartamentos, divididos em 10 blocos. A área do condomínio foi totalmente urbanizada e conta com uma praça e área de lazer infantil. Foram entregues ainda 32 apartamentos, localizados na Avenida Itaoca 1.174, divididos em dois blocos com 16 apartamentos, no mesmo padrão dos demais.

Nos próximos dois meses, a Emop deverá iniciar a construção de 460 aspartamentos no terreno da antiga fábrica da Skol, na Avenida Itaóca 2.400, em Bonsucesso. Esta obra faz parte da segunda etapa do PAC no Complexo do Alemão, onde está prevista a construção de mais um total de 1,5 mil moradias.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email