CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Filósofo Roberto Romano morre de Covid em São Paulo

Aos 75 anos, o professor titular aposentado de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas estava internado no Incor. Recentemente, ele criticou o combate do governo à ciência

Professor de Ética e Filosofia da Unicamp Roberto Romano (Foto: Felipe Gonçalves / Brasil 247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O professor aposentado de Ética e Filosofia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Roberto Romano morreu em São Paulo nesta quinta-feira (22). Aos 75 anos, ele estava internado no Incor (Instituto do Coração) e enfrentava complicações em decorrência da Covid-19.

Romano é doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, França. Autor de mais de 10 livros, inúmeros artigos acadêmicos e para grandes públicos, foi presidente da Comissão de Perícias da Unicamp e integrou a Comissão de Avaliação docente da Unicamp.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filósofo foi, durante 12 anos, frade dominicano. O Brasil vivia sob a ditadura militar, fase em que o Convento dos Dominicanos de São Paulo converteu-se em base de apoio da luta armada e de seu líder principal líder, Carlos Marighella (1911-69). O jovem Romano (o nome homenageia a igreja de Roma) chegou a ser preso à época no famoso presídio Tiradentes.

Mais recentemente, foi o guardião na Unicamp das conhecidas “ossadas de Perus”, dos assassinados enterrados pela ditadura militar no cemitério de Perus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em uma live em abril de 2020, realizada pela TV Unicamp, Roberto Romano falou sobre decisões políticas tomadas contra os mais pobres pelo governo de extrema direita durante a pandemia e como não é novo o pensamento privatista e elitista que já pregou o extermínio de populações ao longo da história.

Ele também negou a existência do que se tem chamado de “polarização”, uma vez que não há polos extremos atualmente no País. E disse ainda na ocasião que, pela primeira vez na história brasileira, temos um governo que combate a ciência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em março de 2019, Romano visitou o estúdio da TV 247 em São Paulo, onde concedeu uma entrevista aos jornalistas Paulo Moreira Leite e Dayane Santos.

Com informações do site Unisinos

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO