Governador admite possíveis confrontos no Alemão
Srgio Cabral declarou que preciso cautela; processo de pacificao ainda est em andamento e at julho deste ano mais seis UPPs sero inauguradas na rea
247 - O governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) admitiu que ainda podem acontecer confrontos entre policiais e bandidos no Complexo do Alemão, mesmo com efetivo de 660 policiais e duas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na área.
Ele afirmou que não é possível transformar um local dominado por bandidos por três décadas em um paraíso em pouco tempo. A declaração de Cabral foi dita durante inauguração das UPPs de Fazendinha e Nova Brasília, na manhã desta quarta-feira (18).
“Foi uma ação conjunta e a população já está vendo a mudança. As UPPs não convertem as comunidades em paraísos de uma hora para outra, mas mudam a vida das pessoas. Hoje é uma data histórica de transição. Concluídos os complexos do Alemão e da Penha e a Rocinha, vamos avançar”, disse. Não é pessimismo. É realidade. A área ainda abriga bandidos, em outros locais, que tentam minar as ações de pacificação no estado.
Mesmo assim a população está esperançosa e acredita que o ambiente já foi modificado. Um conjunto de ações sociais está em curso para apoiar a conduta ostensiva no Complexo de favelas do Alemão.
Até julho deste ano a Secretaria de Segurança Pública vai inaugurar outra seis UPPs na área do Complexo, além da duas que já começaram a funcionar. No próximo mês serão mais duas, segundo a Secretaria de Segurança do Rio. A 22ª ficará na estação do Morro do Adeus e compreende também as comunidades do entorno do Morro da Baiana, e a 23ª, na estação do Morro do Alemão.
Durante a instalação das UPPs, o governador relembrou os dias de ocupação dos dois complexos pelas forças de segurança do Estado em novembro de 2010, quando contou com o auxílio das Forças Armadas e das polícias Federal e Rodoviária Federal. Ao inaugurar as duas primeiras UPPs nessas comunidades, ressaltou que o momento era de agradecer a ajuda que recebeu para que a missão obtivesse êxito.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: