CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Governo Doria sabia de segunda onda de Covid-19 antes do primeiro turno

Reportagem do The Intercept mostra que, durante o período eleitoral, João Doria e Bruno Covas têm buscado negar o novo pico da pandemia do coronavírus, apesar de terem acesso aos dados desde antes do primeiro turno das eleições municipais

Bruno Covas e João Doria (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo de São Paulo, de João Doria (PSDB), sabia do crescimento acelerado nas internações por Covid-19 em hospitais públicos na capital paulista desde pelo menos 9 de novembro, seis dias antes do primeiro turno das eleições municipais, segundo o portal The Intercept.

Os números do Censo Covid-SP, que monitora internações hospitalares, foram entregues ao Intercept “por uma pessoa que tem acesso ao sistema e analisados por um epidemiologista”, diz reportagem de Eliane Pereira. A matéria ainda indica que os funcionários pediram para não serem identificados por temerem represálias. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dados mostram que, desde 16 de outubro, a média móvel de internações na rede pública tem aumentado de forma consistente. Um mês depois, em 16 de novembro, a média aumentou em mais de 90%.

Na segunda-feira, 23, o candidato de Doria para prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse em entrevista ao Roda Viva que “não há nenhum indício” de um novo pico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Vamos enfrentar isso sem criar expectativas de que o problema foi resolvido e sem criar qualquer tipo de fake news de que há uma segunda onda sendo escondida pela prefeitura”, disse, nem uma semana depois do sistema público registrar o pico de 90% no aumento de novas internações.

A reportagem ainda mostra que apesar de Doria ter dito em coletiva que “São Paulo não esconde dados e não tira site do ar”, especialistas lembram que o Censo Covid-SP inicialmente tinha uma coluna com os números de novas internações - informação que atualmente é suprimida.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO