Green Nation Fest chega à cidade, antes da Rio+20

Festival sensorial na Quinta da Boa Vista antecipa tema de discusses da ONU, sem a formalidade da conferncia mundial; lanamento aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Palcio da Cidade; evento ser de 31 de maio a 7 de junho

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Festival sensorial interativo que acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 31 de maio e 7 de junho deste ano, tem como tema a sustentabilidade ambiental. Evento antecipa discussões da Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O Green Nation Fest é uma realização do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA) e tem o apoio da Prefeitura do Rio. Foram investidos R$ 4 milhões na organização do evento.

Todas as atividades propostas acontecerão na Quinta da Boa Vista e tratam de questões ambientais através de atividades audiovisuais, para todas as idades. A expectativa é receber quatro mil visitante por dia e tornar o tema 'sustentabilidade' de fácil compreensão para todos.

Os assuntos serão abordados de maneira lúdica, descontraída e técnicas de adesão incentivarão o público a usar os sentidos sensoriais - visão, audição, tato e olfato. Cinema, educação, esporte e moda são os pilares das atividades.

"A Rio + 20 é um encontro de chefes de estado com decisões importantes a serem tomadas. Porém, se a população não estiver mobilizada, a pressão sobre esses chefes será menor. O Green Nation vai permitir que seus visitantes vivenciem as consequências da tragédia ambiental que cada um de nós produz no dia a dia. Por isso, este evento será fundamental para conscientizar a população, transformando o Rio, de fato, em uma cidade sustentável", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante lançamento do evento que aconteceu no Palácio da Cidade, sede do governo carioca, nesta quinta-feira (19). Ainda segundo Paes, a desativação do aterro sanitário de Gramacho, prevista para maio, é um símbolo do compromisso da cidade com o meio ambiente.

Durante o Green Nation Fest os visitantes vão poder experimentar os efeitos do aquecimento global, em ambientes multimídia que simulam uma geleira derretendo, um incêndio e uma casa sendo inundada. Para o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, essa é uma boa maneira de conscientizar a população carioca.

Um dos destaques do festival é a Competição de Cinema e Novas Mídias. Inscrições de trabalhos (micrometragem, blog, foto e perfil no Twitter) podem ser feitas até 10 de maio, pelo site http://www.greenationfest.com.br.

Outras quatro grandes atrações também foram anunciadas. A Feira Interativa Sensorial, que promoverá a imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas e o uso de tecnologias de vanguarda e diferentes formas de sensibilização; a Mostra Internacional de Cinema, com exibição de 12 longas-metragens, e os Seminários Internacionais sobre “Economia verde e criativa”, que reunirão personalidades nacionais e internacionais do mundo acadêmico, cultural e corporativo, são destaque na programação.

O diretor do CIMA e idealizador festival, Marcos Didonet, acredita que a melhor maneira de atrair pessoas é aproximá-las de suas paixões.

"Ao longo dos anos, percebemos que as paixões é que mobilizam. Não se pode chegar às pessoas de forma punitiva, mas a partir do que elas sonham, pensam, desejam. Por isso, estamos realizando um evento que vai atrair os visitantes a partir de situações como futebol, moda ou cinema. Algo que se viva intensamente", disse Didonet.

Outras atrações do Green Nation Fest

Apadrinhamento de árvores: o Green Nation Fest presenteará todos os participantes com uma muda de árvore plantada em seu nome.

Aulão de ioga: aula ministrada pela Academia do Professor Hermógenes para mil pessoas.

Espaço Quiz: dois grupos disputam um quiz divertido e educativo sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Gol de Bicicleta: participantes pedalam e geram energia para seu time.

Observação de Pássaros: passeio para observar pássaros pela região.

Oficinas: oficinas apresentadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Pegada Ecológica: através de um sistema informatizado, cada participante pode calcular a quantidade de gás carbônico que foi lançado na atmosfera para chegar ao evento.

Sinta o Clima: a atração promoverá imersão em ambientes climáticos do planeta com atividades lúdicas e educativas.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email