TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Lançado esquema especial de mobilidade no Rio

      A Prefeitura do Rio apresentou o plano operacional para o quarto jogo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na cidade, entre Equador e França, que acontece no Estádio do Maracanã; o município decretou feriado integral, a fim de reduzir o impacto sobre a mobilidade, reduzindo o fluxo de veículo nas ruas e agilizando o deslocamento dos torcedores para o estádio

      Chegada dos torcedores para assistir a partida da Russia x Bélgica, no Maracanã. (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Prefeitura do Rio - A Prefeitura do Rio apresentou, nesta terça (24/06), o plano operacional para o quarto jogo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 na cidade, entre Equador e França, que acontece nesta quarta-feira (25/06), às 17h, no Estádio do Maracanã. O município decretou feriado integral, a fim de reduzir o impacto sobre a mobilidade, reduzindo o fluxo de veículo nas ruas e agilizando o deslocamento dos torcedores para o estádio.

      Para o presidente da Rio Eventos Especiais, Leonardo Maciel, a cidade vem superando os desafios de sediar jogos da Copa do Mundo devido à eficiência do plano de mobilidade urbana. A primeira vez que o esquema entrou em funcionamento foi na partida entre Argentina e Bósnia, realizada dia 15 de junho.

      - Amanhã o plano volta a funcionar a contento, porque foi decretado feriado municipal integral, ao contrário da partida de quarta-feira passada, dia 18, quando o feriado foi parcial até 12h e registramos alguns pontos de retenção. Nosso objetivo é superar cada desafio aprimorando o esquema organizado para garantir a mobilidade da cidade. Por isso, mais uma vez, contamos com a colaboração da população.

      O diretor de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, agradeceu à colaboração da população, que atendeu aos apelos da Prefeitura do Rio e utilizou os transportes públicos para se deslocar pela cidade:

      — Somos gratos à população do Rio, que vem atendendo aos apelos da prefeitura, utilizando o transporte público - trens, metrô, barcas e ônibus - para se locomover pela cidade. As retenções estão menos significativas a cada partida realizada no Maracanã, devido ao plano de mobilidade.

      Ao contrário de outros feriados municipais, não haverá a implantação de áreas de lazer na cidade e a restrição de carga e descarga de mercadorias está mantida.

      — Também não haverá faixas reversíveis, exceto se houver necessidade, mas a princípio nenhuma delas estará em operação. Já o BRS de Copacabana funciona normalmente, enquanto os demais estão fora de operação por ser feriado. A Quinta da Boa Vista permanece fechada e o comércio funcionará normalmente — disse Dinis.

      O fechamento das vias do entorno do Maracanã será antecipado. A primeira parte das interdições será feita sete horas antes do início da partida, às 10h, e a segunda interdição ocorrerá com seis horas de antecedência, às 11h.

      Antes, durante e após o jogo, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e guardas municipais vão fiscalizar toda a região do Maracanã para coibir ações de marketing de emboscada, a venda irregular de produtos por ambulantes, o consumo de bebidas alcóólicas e o estacionamento irregular.

      O entorno do Maracanã será bloqueado para o acesso de veículos não-credenciados, e a recomendação é o uso prioritário do transporte público. Ônibus fretados que desejarem circular pelo Rio de Janeiro devem estar atentos às regras decretadas no Diário Oficial. Um bolsão de estacionamento foi montado na Ilha do Fundão para ônibus e vans. Os passageiros deverão desembarcar no local e utilizar o transporte público da cidade.

      A operação será coordenada pela Rio Eventos Especiais e estará concentrada no Centro de Operações Rio (COR). Para isso, o COR vai intensificar a integração das operações dos órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos, além de reforçar o suporte às forças de segurança para a tomada de decisão sobre os deslocamentos das delegações.

      Motorhomes e trailers de turistas que estiverem na cidade poderão estacionar no Terreirão do Samba, na Praça XI. O Terreirão do Samba conta com banheiros e equipes de limpeza. Barraqueiros que costumam trabalhar no carnaval poderão também abrir seus espaços para o atendimento desse público, oferecendo alimentação. Outros órgãos da municipalidade participarão da operação, como a CET-Rio, orientando os motoristas dos veículos sobre como proceder para estacionar no local; e a Guarda Municipal, que colocará agentes para oferecer segurança. Além disso, a Riotur montará um posto temporário de informações turísticas no local. A PM também será acionada.

      TRANSPORTE PARA O MARACANÃ

      CHEGADA AO ESTÁDIO
      Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não será permitido nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.

      Para quem optar pelo metrô, atenção à entrada do ingresso:

      Portadores de ingresso para as ENTRADAS A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã.

      Portadores de ingresso para a ENTRADA D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier

      Portadores de ingresso para as ENTRADAS E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão

      Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão ou Maracanã, conforme portão do ingresso.

      GRATUIDADE
      Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão gratuidade na passagem a partir de 4 horas antes de cada partida, mediante apresentação do ingresso da partida. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

      A gratuidade para a saída do estádio será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e nas estações de trem de São Cristóvão e do Maracanã, também mediante a apresentação do ingresso.

      ATENÇÃO
      A transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

      PLANO OPERACIONAL DE TRANSPORTES:
      O itinerário das linhas de ônibus que atendem o entorno do Maracanã sofrerá alterações. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento, respeitando os bloqueios implantados na operação de trânsito.

      ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DO MARACANÃ:

      Sentido Centro
      Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste com itinerário pela Avenida Maracanã serão desviadas pela Rua Morais e Silva

      Sentido Zona Norte
      Linhas que circulam no anel do Maracanã oriundas do Centro ou da Grande Tijuca serão desviadas
      Mariz e Barros - Ibituruna - Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)
      Mariz e Barros - Alm. Cochrane - Major Ávila - Praça Varnhagen
      Praça Varnhagen - Felipe Camarão - Vinte e Oito de Setembro - Jorge Rudge ou Duque de Caxias - Luis de Matos

      Linhas com origem e/ou destino a São Cristóvão terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira.

      SERVIÇO ESPECIAL DE ÔNIBUS COM PARTIDAS DO SANTOS DUMONT, RODOVIÁRIA E BARRA DA TIJUCA

      A prefeitura implantará serviço especial de ônibus para fazer a ligação do Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária e Barra da Tijuca com estações do metrô e BRT para conexão rumo ao estádio do Maracanã.

      Relação dos serviços:
      BRT Transcarioca com serviço Alvorada-Galeão
      Reforço da linha 805 (Jardim Oceânico x Terminal Alvorada)
      Reforço da linha 133 (Rodoviária x Metrô Estácio)
      Linha Especial 016 Santos Dumont x Metrô Cinelândia

      RECOMENDAÇÃO DE COMO CHEGAR AO MARACANÃ:

      Da Zona Sul:
      O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

      Da Zona Norte:
      O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso. Se preferir, o espectador pode utilizar o trem, desembarcando nas Estações São Cristóvão ou Maracanã.

      Da Barra da Tijuca:
      Linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração. O usuário deve, então, seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

      De Jacarepaguá:
      O passageiro deve embarcar na Estação do BRT Taquara com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho para fazer a integração, de onde deve seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

      Da Zona Oeste:
      Trens partem da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e os espectadores devem desembarcar na Estação de trem de São Cristóvão ou Maracanã.
      Ônibus do BRT Transoeste saem do Terminal Santa Cruz e seguem até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, para fazer integração para o BRT Transcarioca até a Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

      Da Central do Brasil:
      Trens partem da Central do Brasil com destino à Estação de São Cristóvão e Maracanã.
      Metrô sai da Central do Brasil e o passageiro deve desembarcar na estação indicada, conforme cor do ingresso.

      Do Aeroporto Santos Dumont:
      O espectador deve embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de metrô Cinelândia, de onde deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

      Do Aeroporto Internacional do Galeão - Antonio Carlos Jobim:
      O passageiro deve embarcar no BRT Transcarioca com destino à Estação do BRT Vicente de Carvalho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

      Da Rodoviária:
      No Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir, de metrô, até a Estação São Francisco Xavier.

      TRÂNSITO

      Toda a operação contará com 1.650 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados também 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Estão sendo utilizados 70 painéis de mensagens variáveis - entre fixos e móveis – informando sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 40 reboques da CET-RIO serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

      A operação no entorno do estádio será iniciada às 17h de terça-feira, dia 24, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento e tem previsão de término em até 2 horas após o término da partida com o reestabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

      PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

      Às 10h de quarta-feira, dia 25
      A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
      Rua Prof. Eurico Rabelo;
      Rua Visconde de Itamarati;
      Rua Isidro de Figueiredo;
      Rua Artur Menezes;
      Rua Conselheiro Olegário;

      Às 11h de quartafeira, dia 25
      Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;
      Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
      Viaduto Oduvaldo Cozzi;
      Viaduto de São Cristóvão;
      Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
      Rua Mata Machado;
      Radialista Waldir Amaral.

      Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

      PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO:

      • A Rua Prof. Eurico Rabelo funcionará em mão dupla para circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;
      • O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;
      • O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado.  Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.

      ROTAS ALTERNATIVAS:

      A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

       - Do Centro para Tijuca

       Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros

      - Do Centro para Grajaú e Vila Isabel

      Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem

      - De São Cristóvão para Tijuca

      Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier

      - Da Tijuca para a Praça da Bandeira

      Ruas Haddock Lobo  ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros

      - Do Meier para o Centro

      Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio

      - Do Meier para Tijuca/Grajau e Vila Isabel

      Seguir pelo Túnel Noel Rosa

      - Do Meier e Av. Brasil

      Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo

      - De Vila Isabel para Tijuca e Centro

      Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo

      PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

      Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

      A partir das 17h do dia 24 de junho até 2h após o termino da partida nas seguintes vias:

      - Rua Prof. Eurico Rabelo;

      - Rua Luiz Gama;

      - Rua Morais e Silva;

      - Rua Ibituruna;

      -Rua Radialista Waldir Amaral

      - Rua Visconde de Itamarati;

      - Rua Isidro de Figueiredo; 

      -Rua Artur Menezes;

      -Rua Conselheiro Olegário;

      - Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo entre a Luiz Gama e a São Francisco Xavier;

      -Avenida São Francisco Xavier;

      - Rua Paraíba;

      -Avenida Presidente Castelo Branco;

      -Rua Sousa Dantas

      -Professor Manoel de Abreu entre a Radial Oeste e São Francisco Xavier;

      -Rua General Herculano;

      - Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto;

      - Rua José Eugênio;

      - Rua Oito de Dezembro;

      - Avenida Maracanã, em toda extensão da Praça Varnhagen até a Rua Padre Champagnat.

      Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas.  A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

      ACESSO DE MORADORES:

      A Prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores que possuem vaga de garagem, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, desde estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo. 

      VEÍCULOS FRETADOS:

      O público que chegar de ônibus ou vans fretados deve estar atento às normas vigentes municipais. Os veículos fretados deverão seguir para a Ilha do Fundão, onde deverão ficar estacionados por todo o tempo que ficarem na cidade.

      Aos passageiros que desembarcarem no estacionamento Ilha do Fundão, recomenda-se utilizar o serviço de ônibus Fundão-Del Castilho. A partir da estação de metrô Del Castilho será possível acessar os transportes públicos municipais e chegar aos destinos desejados.

      Na quarta-feira, dia 25, das 9 horas da manhã até 3 horas após o término de cada partida não será permitido o acesso de nenhum ônibus ou van fretados no interior do polígono delimitado pelas seguintes vias (excluindo tais vias da restrição): Av Francisco Bicalho, pista lateral; R. Elpídio Boamorte; Descida do Viaduto dos Marinheiros; Av. Paulo de Frontin; R. João Paulo I; R. Dr. Satamini; Av. Heitor Beltrão; R. Conde de Bonfim; R. José Higino; R. Barão de Mesquita; R. Barão de São Francisco; Viaduto Agenor de Oliveira; R. Visconde de Niterói; R. Ana Néri; R. São Luís Gonzaga; R. Campo de São Cristóvão; R. Figueira de Melo; R. Francisco Eugênio.

      O polígono define uma área de restrição de circulação para fretados a cerca de 3km de distância do Maracanã.

      Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

      Recomendações importantes

      O público deve sempre usar o transporte público nos deslocamentos dentro da cidade;

      Respeitar os locais de restrição de circulação, atentando para dias e horários;

      Planejar a chegada à cidade e a ida aos eventos com antecedência;

      Para chegada no Maracanã, utilizar transporte público (metrô e trem);

      Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

      Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Visconde de Niterói para quem segue para o Centro e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca;

      Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia nos locais semaforizados e/ou indicados pela sinalização específica.

       

      ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

      OBJETIVO

      • Proteger bens, serviços e instalações municipais;
      • Fiscalizar organizar e orientar o tráfego de veículos;
      • Promover o ordenamento urbano;
      • Apoiar e orientar turistas e participantes do evento;
      •  Monitorar os espaços públicos, tornando-os mais seguros;
      • Atuação 24 horas, divididos em turnos

       

      EFETIVO

      • 1.655 guardas - efetivo previsto para dias de jogo no Maracanã, com atuação 24 horas
      • 124 veículos - incluindo viaturas, vans e carros elétricos

      Atuação em 151 pontos de patrulhamento ostensivos

       

      MARACANÃ

      PLANO DE ORDENAMENTO URBANO

      • Proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e duas horas depois das partidas no entorno do estádio do Maracanã  (decreto 30.417)
      • Combate ao estacionamento e comércio irregulares.
      • Coibir flanelinhas e cambistas, com apoio das forças policiais.

       

      COMBATE À PUBLICIDADE E COMÉRCIO IRREGULARES

      • Fiscais da SEOP e agentes da GM-Rio com treinamento específico para esse combate, formando um grupo de atuação exclusiva;
      • Durante os 7 dias de jogos no Maracanã;
      • Coibir a presença de comércio ambulante não autorizado, inclusive com apreensões de produtos;
      • Retirada de módulos (quiosques, barracas, trailers, entre outros) que ocuparem irregularmente o logradouro público, principalmente em áreas de grande circulação de torcedores, turistas e cariocas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: