Lei e polícia desferem duro golpe na cúpula do bicho

Cai cpula da contraveno; Ansio Abraho, capito Ailton Guimares (foto) e mais seis foram presos hoje pela Polcia Federal;mandados cumprem ordens de condeno determinadas pela Justia Federal; deu zebra!

247 com Agências - Cinco anos depois das investigações da Operação Hurricane, que resultaram na prisão de mais de 20 pessoas, entre magistrados, policiais e empresários de casas de jogos ilegais, a 6a Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro condenou acusados de integrarem a chamada “cúpula do jogo do bicho” no estado.

Vinte e três pessoas foram condenadas, entre eles, Ailton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, Aniz Abrahão David, o Anísio, e Antonio Petrus Kalil, o Turcão, por crimes como corrupção, contrabando e formação de quadrilha. Acusados de chefiarem a quadrilha, eles foram condenados a 48 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado.

Entre as acusações está o pagamento de suborno a desembargadores e outras autoridades públicas. A Polícia Federal cumpriu hoje (13) dez mandados de prisão expedidos pela Justiça, para cumprimento da sentença.

Também investigados pela Operação Hurricane, dois desembargadores (José Eduardo Carreira Alvim e Ernesto da Luz Pinto Dória), o procurador regional da República João Sérgio Leal Pereira e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Roberto Medina estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por terem foro privilegiado. A ação contra José Ricardo Regueira foi extinta porque ele morreu em 2008.

 

Oito presos hoje no Rio

 

Oito pessoas foram presas na manhã desta terça-feira, no Rio, acusadas de integrar a cúpula do jogo do bicho, segundo a Polícia Federal (PF). Dois seguem foragidos. A operação visa cumprir 10 mandados de prisão, sendo um em caráter domiciliar, com o obejtivo de fechar o cerco contra bicheiros e contraventores no estado.

As prisões foram realizadas no Rio e em Niterói. Entre os detidos segundo a PF, estão alguns dos principais acusados, vinculados à exploração de jogo ilegal e máquinas caça-níqueis no Estado. Os presos foram conduzidos à sede da PF, na Zona Portuária da cidade e, depois, serão levados para o sistema penitenciário do Rio.

Esta ação cumpre mandados de prisão expedidos após a Operação Hurricane, da PF, realizada em 2007, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, e no Distrito Federal, quando 25 pessoas foram presas; chefes de grupos ligados a jogos ilegais, desembargadores, empresários, policiais e advogados foram detidos pelos federais. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa que atuava na exploração do jogo ilegal e realizava crimes contra a administração pública.

Na operação Dedo de Deus, em dezembro de 2011, policiais desceram de rapel de um helicóptero na cobertura de Aniz Abraão David, o Anísio da Beija-Flor, apontado pela polícia como banqueiro do jogo do bicho, em Copacabana, na Zona Sul. Ele não estava em casa.

Um mês depois, Anísio foi preso por policiais civis em frente a um laboratório médico, na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, no Rio.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247