Material didático do governo Tarcísio permanece com erros graves

Governo de São Paulo viola os direitos de crianças e adolescentes a uma boa educação

Renato Feder e Tarcísio de Freitas
Renato Feder e Tarcísio de Freitas (Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O material didático fornecido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua a apresentar erros conceituais, mesmo após a anunciada revisão pela Secretaria de Educação de São Paulo. Isso tem gerado preocupação entre educadores e pais, visto que as aulas com imprecisões ainda estão sendo distribuídas nas escolas, segundo informa a jornalista Isabela Palhares, na Folha de S. Paulo.

Em 6 de setembro, a Secretaria de Educação de São Paulo, sob a liderança de Renato Feder, comunicou a todas as escolas que todas as aulas, abrangendo todos os componentes curriculares do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio, passariam por uma revisão adicional. Essa medida foi tomada após uma decisão judicial que exigiu a retirada das aulas com erros do sistema em 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

continua após o anúncio

Embora a Secretaria de Educação tenha orientado os professores a adotarem uma nova versão do material a partir de 11 de setembro, após a conclusão da revisão adicional, os docentes continuam a encontrar erros conceituais no material programado para o terceiro bimestre. Por exemplo, em uma aula sobre "defeitos da visão" para alunos do 6º ano, o texto fala sobre o uso de lente convergente para corrigir hipermetropia, enquanto a imagem apresentada aos alunos é de uma lente divergente.

O material didático produzido pela Secretaria de Educação começou a ser distribuído às escolas em abril deste ano, abrangendo mais de 3 milhões de alunos. Apesar das revisões, erros gramaticais, conceituais e metodológicos persistem, levantando questões sobre a qualidade da educação no estado de São Paulo e a eficácia dos processos de revisão e elaboração desse material.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247