HOME > Sudeste

No Rio, conta de luz sobe 16% para clientes da Light

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 16,78% nas tarifas da Light, que atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capita; o aumento em vigor no sábado (7) para os cerca de 3,7 milhões de clientes da empresa; para os consumidores residenciais, a alta média será de 17,21%; para a indústria, a elevação média será de 15,94%; entre as causas citadas para o reajuste está o aumento dos gastos da empresa com a compra de energia proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai, cuja geração é fixada em dólar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 16,78% nas tarifas da Light, que atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capita; o aumento em vigor no sábado (7) para os cerca de 3,7 milhões de clientes da empresa; para os consumidores residenciais, a alta média será de 17,21%; para a indústria, a elevação média será de 15,94%; entre as causas citadas para o reajuste está o aumento dos gastos da empresa com a compra de energia proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai, cuja geração é fixada em dólar (Foto: Leonardo Lucena)

Rio 247 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quinta-feira (5) um reajuste médio de 16,78% nas tarifas da Light, que atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capita. O aumento em vigor no sábado (7) para os cerca de 3,7 milhões de clientes da empresa. Para os consumidores residenciais, a alta média será de 17,21%. Para a indústria, a elevação média será de 15,94%.

Entre as causas citadas para o reajuste está o aumento dos gastos da empresa com a compra de energia proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai, cuja geração é fixada em dólar.

Tambpem vale ressaltar que, devido à falta de chuvas, que prejudicou o armazenamento nas represas das principais hidrelétricas do País, o governo federal vinha mantendo ligadas todas as térmicas disponíveis, desde o final de 2012. Como essa energia tem um custo mais alto, a medida contribuiu para a elevação do valor das contas de luz. Parte das usinas foi desligada em agosto deste ano.

Os municípios atendidos pela Light são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo,  Caxias, Carmo, Itaguaí, Japeri, Levy Gasparian, Miguel Pereira,  Mendes, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Paraíba do Sul, Paracambi, Paulo de Frontin,  Paty do Alferes, Piraí, Pinheiral, Queimados, Quatis, Rio de Janeiro, Rio Claro, Rio das Flores, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Volta Redonda, Valença e Vassouras.