Número de assaltos a ônibus é preocupante
Os registros de roubos praticados dentro de ônibus aumentaram em 11 de 12 delegacias do Centro e das zonas Norte e Sul com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP); a estatística mais preocupante é a da 4ª DP (Central): foram 219 assaltos de janeiro a agosto de 2016, contra 146 no mesmo período do ano passado. Em termos percentuais, o pior resultado é o da 12ª DP (Copacabana), que registrou um aumento de 110% (de 19 para 40 casos)
Rio 247 - Os registros de roubos praticados dentro de ônibus aumentaram em 11 de 12 delegacias do Centro e das zonas Norte e Sul pesquisadas pelo Globo com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). A estatística mais preocupante é a da 4ª DP (Central): foram 219 assaltos de janeiro a agosto de 2016, contra 146 no mesmo período do ano passado. Em termos percentuais, o pior resultado é o da 12ª DP (Copacabana), que registrou um aumento de 110% (de 19 para 40 casos).
Outros locais também tiveram um aumento significativo de um ano para o outro. Na 9ª DP (Catete), por exemplo, a estatística de roubos em ônibus subiu 39%. Na 10ª DP (Botafogo), o crescimento desse tipo de crime chegou a 65%.
Das 12 delegacias, a única que registrou queda no número de roubos foi a 18ª DP (Tijuca), com redução de 37% de casos (de 56 para 35).
De acordo com a pesquisadora Silvia Ramos, doutora em violência e saúde e professora da Universidade Candido Mendes, um dos fatores que explicam o aumento do número de assaltos é a falta, dentro dos ônibus, de um monitoramento em tempo real das viagens por meio de câmeras.
A Rio Ônibus disse que os consórcios colaboram com a polícia nas investigações de assaltos em ônibus, e reafirmou o compromisso de fornecer às autoridades informações técnicas necessárias para ajudar no esclarecimento dos crimes. O sindicato ressaltou que as empresas fazem investimentos contínuos para a segurança dos usuários e que os cerca de nove mil ônibus que circulam na cidade têm monitoramento por GPS e pelo menos duas câmeras de vídeo.
A PM informou que busca aprimorar constantemente o policiamento nas ruas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: