TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Número de assaltos a ônibus é preocupante

      Os registros de roubos praticados dentro de ônibus aumentaram em 11 de 12 delegacias do Centro e das zonas Norte e Sul com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP); a estatística mais preocupante é a da 4ª DP (Central): foram 219 assaltos de janeiro a agosto de 2016, contra 146 no mesmo período do ano passado. Em termos percentuais, o pior resultado é o da 12ª DP (Copacabana), que registrou um aumento de 110% (de 19 para 40 casos)

      Os registros de roubos praticados dentro de ônibus aumentaram em 11 de 12 delegacias do Centro e das zonas Norte e Sul com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP); a estatística mais preocupante é a da 4ª DP (Central): foram 219 assaltos de janeiro a agosto de 2016, contra 146 no mesmo período do ano passado. Em termos percentuais, o pior resultado é o da 12ª DP (Copacabana), que registrou um aumento de 110% (de 19 para 40 casos) (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Rio 247 - Os registros de roubos praticados dentro de ônibus aumentaram em 11 de 12 delegacias do Centro e das zonas Norte e Sul pesquisadas pelo Globo com base em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). A estatística mais preocupante é a da 4ª DP (Central): foram 219 assaltos de janeiro a agosto de 2016, contra 146 no mesmo período do ano passado. Em termos percentuais, o pior resultado é o da 12ª DP (Copacabana), que registrou um aumento de 110% (de 19 para 40 casos).

      Outros locais também tiveram um aumento significativo de um ano para o outro. Na 9ª DP (Catete), por exemplo, a estatística de roubos em ônibus subiu 39%. Na 10ª DP (Botafogo), o crescimento desse tipo de crime chegou a 65%.

      Das 12 delegacias, a única que registrou queda no número de roubos foi a 18ª DP (Tijuca), com redução de 37% de casos (de 56 para 35).

      De acordo com a pesquisadora Silvia Ramos, doutora em violência e saúde e professora da Universidade Candido Mendes, um dos fatores que explicam o aumento do número de assaltos é a falta, dentro dos ônibus, de um monitoramento em tempo real das viagens por meio de câmeras.

      "Se existisse um monitoramento em tempo real como há, por exemplo, no BRT, pode ter certeza que cairia o número de assaltos. Muita vezes, as câmeras não estão funcionando, e o bandido não se sente intimidado ao cometer o delito. Roubo em ônibus é uma das experiências mais angustiantes que existem, pois a vítima não tem o que fazer. Não dá para achar que isso é algo corriqueiro na cidade. Roubar um passageiro é algo muito grave", disse ao Globo.
       
      Diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, Vinicius Cavalcante, defende a instalação de uma proteção blindada para o motorista e de um sistema de travamento de portas para evitar a fuga de bandidos. De acordo com ele, o sistema poderia ser acionado pelo próprio motorista. "Se tivéssemos um sistema assim, como há em Londres, as ocorrências ficariam perto de zero. Com a possibilidade de fuga comprometida, o bandido pensaria duas vezes antes de assaltar. Se esse sistema fosse adotado, não acho que um assalto resultaria em sequestro, pois o criminoso não teria chance de sair livre", afirmou Vinicius.

      A Rio Ônibus disse que os consórcios colaboram com a polícia nas investigações de assaltos em ônibus, e reafirmou o compromisso de fornecer às autoridades informações técnicas necessárias para ajudar no esclarecimento dos crimes. O sindicato ressaltou que as empresas fazem investimentos contínuos para a segurança dos usuários e que os cerca de nove mil ônibus que circulam na cidade têm monitoramento por GPS e pelo menos duas câmeras de vídeo.

      A PM informou que busca aprimorar constantemente o policiamento nas ruas.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: