HOME > Sudeste

OAB-SP determina comissão de combate ao racismo em todas as unidades do estado

Os paulistas contam com 251 subseções da entidade

Manifestação Juventude Negra (Foto: Agência Brasil)

247 - A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) determinou que todas as subseções da entidade no estado criem uma Comissão de Igualdade Racial ou órgão correlato, para combater o racismo e outras formas de discriminação. São 251 subseções da entidade em todo o estado de São Paulo, com mais de 350 mil profissionais inscritos. Até o dia 24, apenas 75 delas (30% do total) tinham Comissão de Igualdade Racial ou estrutura equivalente. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A mudança foi aprovada por aclamação em reunião no dia 24 de julho, quatro dias antes do início das operações policiais na Baixada Santista (SP) após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, e que resultaram numa chacina com mais de 15 mortos.

Presidente da Comissão de Igualdade Racial da entidade, Irapuã Santana vê na reforma um ato de institucionalização do combate ao racismo não só dentro da OAB-SP, mas também fora dela. "A OAB lida com o racismo internamente, mas, como instituição democrática inserida na sociedade, também pode ajudar a combater o racismo fora de seus limites".