Operação Lei Seca faz conscientização para o carnaval

Uma srie de aes com o pblico esto previstas para toda cidade

Agência Rio - A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo do Estado do Rio, preparou um grande esquema de ações de conscientização para o período do Carnaval. A campanha, que já começa neste fim de semana (11 e 12), vai invadir os blocos cariocas com os homens-balão – pessoas vestidas com o balão característico da Operação Lei Seca – que irão distribuir ventarolas (leques de papel rígido) e adesivos com a marca do projeto, além de conversar com os foliões sobre os perigos de dirigir alcoolizado.

Em cada dia de ação, duas equipes com 11 promotores de eventos ficarão em diferentes pontos do mesmo bloco carnavalesco. Além dos homens-balão, cadeirantes também estarão no local ajudando a divulgar o trabalho de conscientização da Operação Lei Seca. Serão seis dias de atuação nos principais blocos da cidade. A bola inflável, característica da Operação Lei Seca, também estará nos blocos de Carnaval, sendo jogada para a multidão.

Além destas medidas, o balão de ar quente que fez tanto sucesso no período das festas de fim de ano, volta com força total no carnaval. Preso por cordas ao solo, ele subirá aproximadamente 40 metros de altura (equivalente a um prédio de 12 andares) e vai funcionar dos dias 17 a 21 de fevereiro, das 17h às 23h. A equipe da Lei Seca montará o balão numa área isolada de 50 x 50 metros na orla de Copacabana, em frente à rua Princesa Isabel.

Depois do voo gratuito, com capacidade para até três pessoas por viagem e duração média de três minutos, os participantes ganharão uma camiseta especial da campanha Operação Lei Seca de Carnaval. Ao fiml da ação, a previsão é de que 250 passageiros tenham aproveitado o passeio no equipamento.

Lei Seca presente nos cartões-postais da cidade

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da cidade, 8 bóias-blimps iluminadas, com 5 metros de diâmetro e feitas de lona plástica, permanecerão flutuando em diferentes pontos da lagoa, próximas às avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, a partir de 16/02 (quinta-feira) até 23/02 (quinta-feira).

No mesmo período, também serão instalados ao longo das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, 16 blimps com 3 metros de diâmetro, que serão amarrados aos postes da cidade. A ação de conscientização também será promovida no Sambódromo junto aos foliões. Dentro da Praça de Shopping, será instalado um quiosque onde agentes da Operação Lei Seca e cadeirantes informarão sobre os perigos da combinação álcool e direção.

Fiscalização reforçada

No período de carnaval a fiscalização também será intensificada e todo o efetivo estará mobilizado para combater a imprudência dos motoristas ao volante. Entre os dias 17 e 26 de fevereiro, 200 agentes, entre funcionários da Secretaria de Governo, da Polícia Militar e do Detran, estarão nas ruas, divididos em sete equipes para cada dia. No total, serão feitas 76 blitzes, todas realizadas no período noturno

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247