Paes anuncia concessão da Transolímpica

Prefeito do Rio afirmou que a concluso da PPP ser na prxima semana; via expressa ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, no subrbio carioca; declarao foi feita nesta tera-feira, em seminrio internacional na Firjan, sede da indstria no estado

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Na casa da indústria carioca, o prefeito Eduardo Paes declarou que a concessão da Transolímpica será concluída na próxima semana. A via expressa vai da Barra da Tijuca a Deodoro e ligará dois dos principais polos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016.

O anúncio foi feito durante discurso a empresários sobre a maior parceria público-privada da cidade, o projeto Porto Maravilha, em seminário internacional, na sede da Federação ds Indústrias do estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro da cidade. Ele tratava sobre parcerias público privadas (PPPs), na tarde desta terça-feira (17), a convidados vindos de países da América Latina.

"Temos a maior PPP do Brasil, no valor de R$ 7,6 bilhões, que será responsável por todas as obras da segunda etapa do projeto Porto Maravilha, e, quem sabe, a segunda maior, a do Parque dos Atletas. Além disso, na próxima semana, fecharemos a concessão da Transolímpica, via expressa que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Deodoro, dois dos principais polos de competição dos Jogos Olímpicos de 2016. Ou seja, são acordos fundamentais para que nossa cidade se desenvolva", concluiu Paes.

Paes defendeu a ampliação dos investimentos em infra-estrutura por meio destas parcerias e de concessões a empresários da América Latina. Afirmou que não há outra saída para os administradores públicos brasileiros e citou o exemplo do projeto do Porto.

"Podemos comparar o caso do Rio com os desafios que o Brasil enfrenta hoje. Nossa cidade passou anos sem os investimentos necessários em infraestrutura. Atualmente, vemos que seria impossível realizar esse conjunto enorme de obras na cidade sem contar com o setor privado. Como realizaríamos tanto em um intervalo tão curto de tempo? É por isso que vamos continuar apostando nesse modelo. É assim que faremos do Rio uma cidade cada vez maior", disse.

A programação do evento incluiu seis painéis que debateram o estado das PPPs e Concessões no Brasil e em mais quatro países - Peru, México, Chile e Espanha -, além das possibilidades de aperfeiçoamento da atividade nas áreas de energia elétrica, aeroportos, saneamento, infraestrutura e legislações. O encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) e Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO), por ocasião da realização da convenção anual da Federação Panamericana de Consultores (FEPAC), no Rio de Janeiro.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email