TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Paes anuncia fechamento do Aterro de Gramacho

      Aterro sanitrio que polui a Baa de Guanaraba h 30 anos ser fechado no prximo dia 23; lixo vai para aterro de Seropdica, que passa a receber 9 mil toneladas de resduos por dia, produzidos na cidade do Rio; prefeito Eduardo Paes disse que agora pode pensar em coleta seletiva

      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O prefeito Eduardo Paes anunciou para 23 de abril fechamento do aterro sanitário de Gramacho, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, será fechado definitivamente até o dia 23, antecipando em mais de 30 dias ao encerramento da licença ambiental que expira em 05 de junho. Todo o lixo produzido pela cidade do Rio de Janeiro será levado para o aterro sanitário de Seropédica, na mesma região. Depois do dia 23, Paes afirma que a cidade terá coleta seletiva de resíduos.

      “Na hora em que fecharmos o aterro de Gramacho poderemos começar a pensar na sofisticação da coleta seletiva na capital. Não dá para trabalhar uma coleta seletiva quando se tem um aterro como o de Gramacho poluindo a Baía de Guanabara”, disse Paes.  "Temos um problema na coleta seletiva da cidade. Mas, fechando Gramacho, podemos começar a pensar em reciclagem", completou o prefeito. 

      O aterro em Gramacho ainda recebe duas mil toneladas de lixo por dia, vindos do Rio. A maior parte dos resíduos produzido pela cidade vai para o aterro sanitário de Seropédica, que recebe sete mil tonelas de lixo por dia. Com a mudança, portanto, a unidade passará a receber nove mil toneladas de resíduos sólidos.

      O anúncio foi feito durante ato de entrega do primeiro lote dos 50 mil contêineres da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Os equipamentos, com capacidade para 240 litros cada, foram fabricados a partir da cana de açúcar. As primeiras unidades serão distribuídas em Realengo e Copacabana. A compra dos contêineres custou R$ 7 milhões à Prefeitura do Rio.

       

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247