CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Paes defende ciclista pelo Twitter

Cinegrafista foi multado por usar bicicleta eltrica na ciclovia por agentes da Lei Seca no ltimo domingo, em Copacabana, zona sul do Rio; prefeito saiu em sua defesa, disse que preciso incentivar o uso da bicicleta e garantiu decreto que regulamenta o uso para a prxima segunda

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Stephania Mello_247 – Após criticar publicamente a atitude dos fiscais da Lei Seca que apreenderam uma bicicleta elétrica em blitz no último domingo (29), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, saiu em defesa do uso do veículo pela rede social Twitter. Postou, nesta sexta-feira (4), mensagem dizendo que a postura foi “equivocada” e o fato "isolado". E anunciou publicação de decreto que esclarece as regras de uso das bicicletas na cidade, na próxima segunda-feira (7).

“o fato de anteontem com a lei seca foi um fato isolado e equivocado de agentes públicos q já foram afastados pelo Estado de suas funções.”, disse o prefeito em um dos posts.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Disse ainda que o debate entre bicicletas elétrica e comuns “’é completamente sem sentido”. Garantiu na rede social que o decreto vai esclarecer e considerar que esses veículos tem garantia de liberdade de circulação com as mesmas regras.

“É óbvio q as elétricas devem ser consideradas como as demais e terem garantidas sua liberdade de circulação com as mesmas regras.”, escreveu Paes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele defendeu que a cidade precisa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Além de multar o ciclista em R$ 1m7 mil, reportagem do Bom Dia Rio, da Rede Globo, afirmou que o carro da fiscalização, alugado, também tinha multas; quatro por excesso de velocidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O cinegrafista Marcelo Toscano Bianco, foi parado por uma blitz da Lei Seca em Copacabana, na Rua Francisco Otaviano, zona sul da cidade. As tendas usadas na operação estavam em cima da faixa de ciclovia, impediam a passagem e ele para fazer imagens do fato. Neste momento foi abordado pelo agentes e multado pelo uso do veículo, além de receber 21 pontos na carteira de habilitação como infração. Teve ainda sua bicicleta elétrica apreendida.

Paes afirmou que os agentes foram suspensos pelo governo do Estado. Entretanto, segundo o próprio governo estadual, o cinegrafista foi multado por se recusar a fazer o teste do bafômetro, estar sem capacete e não ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria do veículo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A legislação soberana, em todo o território nacional, para esse assunto é o Código Brasileiro de Trânsito, mas ele ainda não inclui a categoria bicicleta elétrica, nem estabelece as regras para a utilização para esse tipo de transporte. A Secretaria Especial de Governo, que coordena a Lei Seca, alegou que a aplicação das multas foi baseada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito de 2009. Ela estabeleceu regras para as bicicletas elétricas, com potência máxima de 4 kilowatts e com velocidade máxima de 50 km/h. Esses modelos de bicicletas precisam atender às mesmas exigências dos veículos ciclomotores.

As multas foram mantidas e os agentes afastados porque invadiram a faixa especial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na próxima segunda-feira, aguardamos os dizeres do decreto municipal.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO