HOME > Sudeste

Paes se posiciona contra redução da maioridade penal

"No Brasil, toda vez que acontece algo [um crime grave] querem mudar as leis, quando na verdade o problema é de eficiência do Estado na aplicação das que já existem", diz o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB); ele cita o caso de um dos menores acusados de matar um ciclista na lagoa Rodrigo de Freitas, que tinha mais de 20 passagens pela polícia: "Pela lei atual, já não poderia estar andando solto por aí"

"No Brasil, toda vez que acontece algo [um crime grave] querem mudar as leis, quando na verdade o problema é de eficiência do Estado na aplicação das que já existem", diz o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB); ele cita o caso de um dos menores acusados de matar um ciclista na lagoa Rodrigo de Freitas, que tinha mais de 20 passagens pela polícia: "Pela lei atual, já não poderia estar andando solto por aí" (Foto: Roberta Namour)

247 – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) se diz contra a redução da maioridade, contrariando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que adotou a proposta como bandeira.

"No Brasil, toda vez que acontece algo [um crime grave] querem mudar as leis, quando na verdade o problema é de eficiência do Estado na aplicação das que já existem", afirma ele em entrevista à colunista Mônica Bergamo.

"Então, em primeiro lugar, a proposta tem esse problema de origem", segue. "Em segundo lugar, a legislação para menores no país é boa. Ela já pune. Não precisa ser alterada. Precisa ser aplicada."

O peemedebista cita o caso de um dos menores acusados de matar um ciclista a facada na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Ele tinha mais de 20 passagens pela polícia. "Pela lei atual, já não poderia estar andando solto por aí", diz (leia mais).