HOME > Sudeste

Pesquisa GERP mostra Eduardo Paes na liderança isolada da disputa pela reeleição em 2024

Atual prefeito do Rio tem 31% das intenções de voto – bem à frente dos demais possíveis candidatos

Eduardo Paes (Foto: Reprodução Youtube)

Por Ricardo Bruno, na Agenda do Poder – Pesquisa realizada pelo Instituto GERP, publicada com exclusividade pela Agenda do Poder, mostra o atual prefeito do Rio com 31% das intenções de voto – bem à frente dos demais possíveis candidatos. A julgar pela fotografia do momento, detectada na sondagem estimulada, Paes avança sem sobressaltos para conquistar seu quarto mandato sem sequer um competidor a lhe medir forças.

 Os outros nomes testados aparecem bem abaixo:  o general Braga Neto (PL) tem 10%; Marcelo Freixo (PT), 10%, Marcelo Crivella (REP), 8%; delegada Martha Rocha (pdt), 5%; Tarcísio Motta (Psol), 3%; Romário (PL), 2%; Otoni de Paula (MDB) 2%; Doutor Luzinho (PP) 2% e Bandeira de Mello (PSB), 2%.

Nenhum deles registrou 19% e Não Sabe/Não Respondeu, 7%.

O percentual de Eduardo Paes tende a ser ainda maior por dois motivos: o PT fluminense caminha para apoiá-lo; as negociações avançaram durante a estada do presidente Lula no Rio semana passada. O entendimento excluiu automaticamente a candidatura de Freixo, que permanecerá na Embratur. A aliança com o PT consolida formalmente o apoio do presidente Lula, que desde já tem colaborado com a administração do aliado e manifestado simpatia por sua recondução ao cargo.

Também o Republicanos, do ex-prefeito Crivella, mantém conversações avançadas neste sentido, como revelara o presidente regional, Wagner Carneiro, o Waguinho, em entrevista à Agenda do Poder. Crivella não se opõe ao acordo.

A absoluta liderança de Eduardo Paes é expressa, sobretudo, pelo resultado da pesquisa espontânea. Ele tem 11% das intenções de voto – um massacre diante dos outros dois contendores que pontuaram: Crivella com 2% e Freixo, 1%. Braga Neto, Tarcísio Mota e Flávio Bolsonaro foram citados mas não chegaram a 1%.

– O Eduardo Paes está nadando de braçada. Não apareceu até aqui um nome capaz de oferecer perigo a seu projeto de reeleição – avalia Gabriel Pazos, diretor do GERP.

REJEIÇÃO

O ex-prefeito Marcelo Crivella, com 38%, lidera a rejeição entre os nomes apresentados. Não votariam em Freixo de jeito nenhum 24%; Eduardo Paes, 22%; Romário, 18%; Braga Neto, 15%; Tarcísio Mota, 12%; Bandeira Mello, 8%; Martha Rocha, 8%; Otoni de Paula, 7% e Doutor Luzinho, 7%.

Foram realizadas 600 entrevistas, entre os dias 09 e 14 de agosto, com margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95,55%.